Top
  >  Turismo Acessível   >  Planejamento   >  Conheça 6 cidades que estão entre as com maior acessibilidade urbana no Brasil e no Mundo!
acessibilidade urbana

A acessibilidade urbana é um fator que tem sido visto com muita atenção por muitas cidades e pontos turísticos. Seja no Brasil ou então no Exterior, as iniciativas para viabilizar o acesso a pessoas com deficiência ou com alguma mobilidade reduzida são crescentes.

E mesmo que as ações de inclusão não ocorram de modo igual em todas as regiões, movimentações importantes estão ocorrendo nesse sentido.

Isso se deve, principalmente, devido a maior conscientização sobre a importância de tornar os lugares e serviços mais acessíveis. Mais pessoas, empresários e governos estão se mobilizando para permitir que todos possam ir e vir com total autonomia e segurança.

Mas e você, sabe o que significa exatamente a acessibilidade urbana? Ou quais cidades dentro e fora do nosso país que são exemplo de acessibilidade?

Acompanhe essa leitura e aproveite para entender mais sobre o assunto. Além disso, conheça agora as 6 cidades que estão entre as com maior acessibilidade no Brasil e no Mundo. Quem sabe alguma delas não pode se tornar seu próximo destino, não é mesmo?!

O que é acessibilidade urbana?

acessibilidade urbana.

Em termos gerais, a acessibilidade urbana consiste em um conjunto de ações que buscam promover um maior acesso, com segurança e autonomia, a espaços, transportes, edificações urbanas, assim como informação e comunicação, à pessoas com  deficiência ou com mobilidade reduzida.

Ou seja, ter acessibilidade urbana significa dar mais qualidade à circulação em espaços urbanos a esse público. Mais do que isso, é uma forma de garantir as melhores condições de mobilidade a todos.

O que diz a Lei sobre acessibilidade

Não há dúvidas de que acessibilidade urbana é uma questão fundamental para a inclusão social. Afinal, é isso que garante a todos o direito de ir e vir possibilitando o acesso a oportunidades de lazer, emprego, estudos e moradia.

E para garantir esse direito também as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida é que existe a Lei n°10.098 de dezembro de 2000.

Mais conhecida como Lei da Acessibilidade, essa norma estabelece as regras gerais e critérios básicos para promoção da acessibilidade. Você pode acessa-la na íntegra e conhecer mais sobre o que diz essa Lei neste link.

Cidades com maior acessibilidade urbana no Brasil

Agora você entende o que é e também a importância da acessibilidade urbana. Mas, e quanto aos destinos acessíveis, você sabe dizer quais cidades brasileiras são exemplos de acessibilidade?

Nesse quesito, o Brasil ainda possui muitos passos a dar para se tornar uma referência mundial. Mas, enquanto isso não acontece, saiba que existem algumas cidades que oferecem maior acessibilidade urbana. E, por isso, vale muito a pena visitar. Vamos conhecer agora quais são elas?!

1. São Paulo – SP

acessibilidade urbana

A megalópole paulista é basicamente uma região onde se busca constantemente promover maior acessibilidade urbana.

E não é por acaso, afinal, segundo a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em censo de 2021, cerca de 3,4 milhões de paulistas possuem algum tipo de deficiência. Seja ela visual, motora, intelectual ou auditiva.

Diante disso, várias ações são realizadas para garantir cada vez mais a inclusão social desse público. E isso vale não só para quem vive na capital, mas também para os turistas com deficiência que visitam a cidade.

Por lá você encontra desde transporte coletivo adaptado, assim como várias rampas de acesso espalhadas pela cidade. E não é só isso!

Suas ruas e estabelecimentos comerciais possuem, boa parte, pisos táteis que facilitam a mobilidade para deficientes visuais. Fora isso, a presença de corrimões e sinalizadores sonoros também são comuns na cidade.

Portanto, se você tem vontade de conhecer a capital paulista, saiba que acessibilidade não será algo raro para você enquanto estiver por lá.

Aproveite para visitar a Avenida Paulista, o Memorial da América Latina e o Mercado Municipal. Todos esses lugares possuem maquetes táteis, áudio-guias, pisos táteis e outras adaptações que tornam a experiência simplesmente enriquecedora. Vale a pena conferir!

2. Curitiba – PR

A capital paranaense é uma das cidades onde a acessibilidade urbana representa um de seus pontos altos. E não é para menos, afinal, sua infraestrutura vem sendo constantemente trabalhada para tornar os espaços ainda mais inclusivos.

A cidade conta com vários pontos turísticos e estabelecimentos adaptados para receber pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Mas, um de seus maiores destaques vai para o transporte coletivo.

Em Curitiba, praticamente toda frota de transporte coletivo foi projetada para promover uma mobilidade urbana inclusiva.

E se você curte locais menos agitados e com muitos espaços acessíveis para conhecer, Curitiba sem dúvida é o lugar.

Quando for visitar a cidade capixaba, não deixe de ir no Parque Barigui, um verdadeiro point na região. Além disso, também inclua em seu roteiro, o Museu Oscar Niemeyer e o Jardim Botânico, principais cartões postais da cidade.

3. Acessibilidade urbana no Rio de Janeiro _RJ

Quem não gostaria de conhecer a cidade maravilhosa, palco de enorme beleza e grandes produções cinematográficas, não é mesmo?!

O Rio de Janeiro é uma das capitais mais bonitas do nosso país e recebe pessoas de vários cantos do Brasil. Por isso, nos últimos anos, a cidade vem passando por várias melhorias para se tornar cada vez mais acessível.

Tanto que hoje em dia ela já pode ser considerada um dos destinos com maior acessibilidade urbana no Brasil. E vários são os motivos para isso.

Para começar, o transporte coletivo possui adaptações que garantem maior acessibilidade visual e motora. Isso tanto nos ônibus que rodam pela cidade, como nas estações de metrô e de BRT.

Além disso, a facilidade de acesso aos principais pontos turísticos da cidade também é um ponto que vale destacar.

Atrações como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor, já possuem estruturas para melhorar a experiência e acessibilidade dos turistas. O que inclui rampas de acesso, elevadores, banheiros adaptados e guias capacitados.

Fora isso, na cidade também são desenvolvidos projetos para melhorar o acesso as praias cariocas. O projeto Praia Para Todos, é um deles.

Portanto, quando visitar o Rio, não deixe de conhecer as praias de Copacabana e da Barra, onde o projeto é ativo. E também inclua em seu roteiro outros espaços com acessibilidade como o Jardim Botânico e o Parque da Tijuca.

4. Uberlândia –MG

Você é do tipo que adora conhecer destinos interioranos, onde a tranquilidade reina em absoluto? Mas, sempre tem dificuldade para se adaptar em razão da falta de acessibilidade urbana?

Pois saiba que Uberlândia, em Minas Gerais, é um local onde você pode unir o melhor dos dois mundos. A capital do Triângulo Mineiro, oferece boas opções de turismo, além de uma acessibilidade urbana que é exemplo para muitas cidades.

Por lá, praticamente 100% da frota de transporte público é adaptado. Além disso, qualquer projeto de construção só é feito na cidade mediante adequação de infraestrutura para maior inclusão social.

E como se não bastante, ainda existem vários estabelecimentos comercial com adaptações em sua estrutura. Desde pisos táteis, até rampas de acesso e elevadores. Assim, você terá como ir aonde quiser, com mais autonomia e segurança, experimentando o melhor que a cidade mineira tem a oferecer.

Quando for a Uberlândia, não deixe de conhecer alguns destinos como o parque Sabiá, ou então o Mercado Municipal. Visite também o Museu Universitário de Arte, o Museu da Biodiversidade e o Museu Municipal.

Cidades com acessibilidade urbana no Exterior

A acessibilidade urbana não é um tema ativo apenas no Brasil. Outras regiões fora do país também se preocupam bastante com as questões de inclusão social.

Dito isso, se você deseja incluir cidades no exterior em seu roteiro turísticos com maior acessibilidade urbana, veja a seguir algumas opções interessantes para conhecer!

5. Seattle – EUA

Seattle é uma das cidades americanas que mais se destaca quando o assunto é acessibilidade. E mesmo tendo um relevo acidentado, a região não deixa em nada a desejar nessa questão.

Isso porque as autoridades locais buscam compensar esse detalhe com uma infraestrutura projetada para receber bem as pessoas com deficiência.

Ou seja, várias ações são promovidas ao longo da cidade do Estado de Washington para dar mais qualidade e autonomia as PCDs. Desde a instalação de rampas de acesso em calçadas, edifícios públicos e pontos turisticos. Até transportes urbanos e ferry boats 100% acessíveis.

Fora isso, quando for a Seattle também vai se deparar com balsas e taxis com rampas para cadeirantes. Por isso, enquanto estiver na cidade, não deixe de visitar atrações acessíveis como o Woodland Park Zoo. Ou então o Sattle Aquarium e o famoso Space Needle.

6. Varsóvia – Polônia

Varsóvia é uma cidade polonesa referência em termos de acessibilidade urbana. Tanto que seus esforços para tornar a região um exemplo de inclusão social lhe rendeu em 2020 o prêmio Acess City Award da União Europeia.

Ao longo da capital da Polônia, você encontra vários elementos implementados para eliminar barreiras para PCDs. Desde elevadores, a calçadas com piso tátil, semáforos com botões em braile. Enfim, as iniciativas são muitas e não se limitam apenas a infraestrutura da cidade.

Os serviços também são pensados para abraçar a acessibilidade urbana. É o caso do transporte público, onde trens e ônibus são totalmente acessíveis à população e turistas que visitam a região.

Por isso, quando for a Varsóvia, não deixe de visitar o Museu Nacional, o Palácio da Cultura e Ciência e o Parque e Palácio Lazienki.

Conclusão

Viu como existem muitos lugares onde a acessibilidade urbana não é uma barreira para garantir ótimas experiências turísticas?

Mas para uma viagem tranquila e segura, além de escolher o melhor destino, também é importante fazer um seguro viagem. Assim, você poderá se resguardar diante de qualquer imprevisto enquanto estiver fora!

Para saber mais sobre a importância da acessibilidade e minhas experiências em viagens acesse aqui!

E para explorar ainda mais outras possibilidades através de outras ferramentas incríveis de empoderamento e autoconhecimento, clica aqui.

Até o próximo artigo e um abraço da Sú!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!