Top
  >  Turismo Acessível   >  Turismo acessível no Brasil – Dicas de trilhas acessíveis para deficientes e pessoas com mobilidade reduzida
viagem acessível

Veja a seguir algumas opções de trilhas acessíveis para quem deseja praticar turismo acessível no Brasil com muita diversão!

Para quem gosta de atividades com um toque a mais de adrenalina, fazer trilhas sem dúvida é uma boa pedida. Você se aventura, se conecta com as belezas naturais do lugar e ainda se diverte, não é mesmo?

Até pouco tempo atrás esse tipo de atividade turística era uma realidade distante para alguns grupos de pessoas. É o caso das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e até com necessidades especiais como idosos, por exemplo. Contudo, muita coisa mudou.

Graças as várias iniciativas voltadas para um turismo acessível no Brasil, hoje já existem alguns lugares que oferecem trajetos seguros para esses grupos consigam fazer uma trilha acessível.

Nesse artigo, separamos alguns dos principais destinos que oferecem essa opção de atividade turística para você conhecer. Quem sabe você se interessa por algum deles e já pensa em inclui-lo no roteiro da sua próxima viagem, não é mesmo?!

Aproveite a leitura e conheça agora as principais trilhas para um turismo acessível no Brasil!

Turismo acessível no Brasil – Trilha das Cataratas do Iguaçu

Quem nunca ouviu falar em um dos maiores e mais belos conjuntos de quedas d’água do mundo?

As Cataratas do Iguaçu por si só representam uma beleza à parte onde todos deveriam conhecer em algum momento da vida. E para reforçar a ida até esse destino, saiba que por lá o turismo com acessibilidade também existe.

Nesse destino, é possível aproveitar uma bela paisagem natural e se aventurar fazendo trilha com mais autonomia.

O trajeto situado no Parque Nacional do Iguaçu é mais conhecido pelos turistas como a Trilha das Cataratas. Ela possui em torno de 1,2km de extensão e todo o trajeto é adaptado para receber turistas com deficiência.

Por lá você vai encontrar uma enorme passarela instalada em toda a trilha. Assim, quem for cadeirante ou possuir mobilidade reduzida pode se aventurar nessa trilha com total comodidade e segurança. E não é só isso!

No Parque também estão presentes elevadores que facilitam o acesso. E também ônibus adaptado para um melhor deslocamento.

Ao longo da trilha, você terá a chance de apreciar de perto toda a fauna e flora locais. Isso sem contar que no final da trilha ainda poderá contemplar outro ponto turístico, a Garganta do Diabo. Trata-se de uma das maiores quedas d’água presentes no Brasil, com cerca de 90m de altura. Ou seja, uma viagem completa, com muita diversão, mas sem abrir mão do conforto, da segurança e autonomia. Fatores que são de extrema importância quando se pensa em turismo acessível no Brasil.

Grande Vida

Crédito: Projeto Guapiauçu Grande Vida

 

Outra opção de trilha que merece destaque e vale a pena conhecer é a Trilha Grande Vida. Localizada aproximadamente a 120km do Rio de Janeiro, essa trilha foi projetada em área reflorestada da Mata Atlântica.

Então, você já pode esperar trechos com muitas belezas naturais exuberantes em volta. Ao todo, ela possui cerca de 400 metros e integra o Projeto Guapiauçu Grande Vida.

A trilha em sua totalidade oferece uma experiência acessível que não deixa a desejar. Ao longo de seu trajeto, existem placas adaptadas para interpretação de todo o ambiente.

Além disso, no espaço também existem cabos-guia que facilitam o deslocamento de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais até um dos principais ecossistemas da trilha: o observatório dos alagados.

Então, se sua intenção é se aventurar em trilhas que conectam você com a natureza, então esse destino é sem dúvida uma boa opção. Mas, devo lembrar que a visitação nessa trilha somente é liberada mediante agendamento.

Então antes de partir em direção a Trilha Grande Vida, não esqueça de agendar sua visita diretamente no site da reserva.

Trilha Sensorial no Parque Ecológico Imigrantes

turismo acessível no Brasil

Crédito: APECEFSP

Não tem como falar em turismo acessível no Brasil, mais precisamente sobre trilhas, e não mencionar o Parque Ecológico Imigrantes.

Essa trilha sensorial fica situada em São Bernardo do Campo – SP. E por lá, você tem a chance de ficar pertinho e conhecer mais sobre a fauna e flora locais.

No gera, a oferece um trajeto com algumas adaptações para quem pessoas com deficiência consigam aproveitar ao máximo a experiência.

Mas, seu ponto alto sem dúvida está no elevador de plano inclinado no final do trajeto. Por meio dele, qualquer pessoa, até mesmo deficientes ou pessoas com mobilidade reduzida conseguem ter uma vista panorâmica de todo o Parque.

Além disso, ao longo de toda a trilha também existem sinalizadores em braile, corrimãos, rampas de acesso. Por lá você encontra também recursos de audiodescrição, assim como atendimento feito por monitores capacitados. Tudo para garantir uma melhor orientação durante o percurso.

A trilha no Parque Ecológico Imigrantes possui dois horários de funcionamento, que são:

  • Das 08h30 às 12h
  • Das 09h às 12h

Além disso, para visitação é preciso fazer o agendamento no site oficial da trilha. Vale lembrar ainda que a entrada no espaço não é franca. Então se quiser fazer essa trilha, terá que pagar o valor do ingresso.

Turismo acessível no Brasil – Trilha da Nascente

turismo acessível no Brasil

Outra opção de trilha para você incluir em seu roteiro é esta. Localizada no jardim Botânico em SP, essa trilha oferece muito mais que acessibilidade.

Na verdade, quem faz essa trilha com 360 metros de extensão, tem uma experiência impactante em meio à Mata Atlântica.

No geral, a trilha é feita sobre um deque que foi montado com madeira de reflorestamento. E que atravessa a Mata Atlantica, colocando o turista em contato direto com a natureza.

Ao longo da trilha é possível observar várias espécies de plantas, assim como também animais como tucanos e macacos. E para facilitar o acesso de turistas com deficiência ou que tenham mobilidade reduzida, a instituição responsável pela trilha oferece um veículo elétrico adaptado.

A Trilha da Nascente está aberta a visitação das terças-feiras aos domingos, das 09h às 16h. A entrada não é franca, então, quem quiser vivenciar de perto essa experiência turística terá que comprar ingresso no site.

Conclusão

Em se tratando de turismo acessível no Brasil, as possibilidades vêm aumentando gradativamente com o tempo. Legal né?

Mas, apesar disso, existem muitos destinos que as pessoas com deficiência ou necessidades especiais não conhecem. Ainda mais quando diz respeito a atividades turísticas que parecem difíceis de executar em razão das suas limitações.

É o caso das trilhas. Mas, como pode perceber existem algumas opções interessantes em que você pode investir para levar um pouco de adrenalina e contato com a natureza para sua vida.

Nesse artigo, menciou 4 principais trilhas acessíveis, mas existem outras opções por aí que você pode explorar.

Inclusive, fiz um artigo sobre trilhas sensórias onde também pode conhecer boas opções para compor seu roteiro. Então aproveite para conferir e conhecer novos destinos para um turismo acessível no Brasil.

Até a próxima!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!