Top
  >  Turismo Acessível   >  Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência

Olá pessoal, tudo bem? Se você chegou até aqui, significa que está interessado em saber sobre a minha viagem, o turismo em Buenos Aires para deficientes, portanto, fique comigo até o final!

Buenos Aires é uma capital super charmosa, que muita gente sonha em conhecer, e comigo não foi diferente.

Essa foi uma viagem super marcante, tanto por ser a minha primeira viagem internacional e também a primeira experiência que tive como cadeirante sem a minha família (fui com 2 amigas).

Vocês já devem imaginar como estava o coração, não é?!

Por isso, depois de 2012 (ano da viagem) Buenos Aires passou a ser sinônimo de liberdade e também de possibilidades.

Na época, praticamente não se falava em Turismo para deficientes na América do Sul no Brasil, então, você pode ter uma ideia de como foi né?

Para fazer essa primeira viagem, uma das maiores dificuldades foi encontrar informações disponíveis sobre a acessibilidade de Buenos Aires que me ajudassem a me preparar.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Informações Básicas sobre o turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência

Eu fiz essa viagem saindo de São Paulo diretamente para Buenos Aires, em maio de 2012 e passei 5 dias lá.

A minha ideia inicial era utilizar uma agência de viagens, entretanto, ela não era especializada em viagens com pessoas com deficiência.

Portanto, acabei tendo as mesmas dificuldades que teria se não a tivesse utilizado.

Entretanto, uma coisa que ajudou bastante foi conseguir encontrar descontos em passagens aéreas, foi algo relacionado à um procedimento de solicitação de assistência em viagens aéreas.

Sabemos que planejar uma viagem no transporte aéreo requer orientações práticas. Se você está em busca de informações sobre como solicitar assistência no transporte aéreo e obter desconto na passagem aérea do acompanhante para pessoas com deficiência (para os casos que se aplicam), temos a solução perfeita para você!

O e-book ‘Voando com Acessibilidade’ é uma valiosa ferramenta para ajudar você a explorar esses destinos de forma mais inclusiva. Ele oferece informações detalhadas sobre como solicitar assistência especial no transporte aéreo, entre outras. Nosso objetivo é proporcionar a você uma experiência de viagem memorável, independentemente de suas necessidades de acessibilidade.

Por isso, não esqueça de garantir o seu e-book clicando aqui e vamos nessa!

Informações relevantes que a agência precisa receber:

É muito importante que antes de viajar, você relate e descreva em detalhes todas as suas necessidades para a agência contratada (caso você opte por viajar com esse tipo de assistência) para evitar possíveis problemas.

No meu caso, eu relatei tudo o que precisava para a agência e mesmo assim, houveram algumas coisas que não saíram como o planejado como, por exemplo: o translado adaptado.

Apesar de ter solicitado o translado do aeroporto ao hotel (e vice-versa) e também para os tours que fiz,  não era adaptado, o que dificultou na hora dos trajetos.

Ou seja, saiba que o Turismo em Buenos Aires para deficientes precisa ser planejado para funcionar corretamente.

Assim, na hora de entrar e sair de um carro convencional, naturalmente, acabo tendo dificuldades, primeiro por ser cadeirante e segundo porque minha deficiência é causada de uma doença que causa fraqueza na musculatura do meu corpo, ou seja, eu preciso de ajuda para várias atividades, como fazer transferências da cadeira de rodas.

Portanto, na hora de fechar com a agência, faça questão de explicar tudo o que você precisa e registre, de alguma forma, essas solicitações.

Porém, caso você prefira uma assistência direta, com uma pessoa com deficiência que tem essa experiência e conhecimento sobre viagens com acessibilidade, você pode contar com a minha consultoria em viagem acessível. Você pode acessar mais detalhes aqui.

Onde ficar – Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência

Quando estive em Buenos Aires, fique no Hotel Monserrat, que é muito bem localizado e acessível para quem precisa de ajuda.

Só para você ter uma ideia, ele fica a 100 metros da famosa Avenida 9 de julho e próximo a vários restaurantes, bares e pontos de turismo em Buenos Aires para deficientes e claro, outros perfis de pessoas.

O quarto no hotel era espaçoso além de:

  • Banheiro com o vaso sanitário na altura correta (vasos sanitários baixos dificultam no meu caso);
  • Barras nas paredes;
  • Chuveiro tinha a opção de “chuveiro ducha”.

Tudo isso ajudou muito na hora de tomar o banho.

– Transporte Público e Traslados para turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência:

Quando visitei a cidade, não utilizei transporte público e não havia opções de traslado com acessibilidade.

Nas minhas pesquisas, as informações encontradas são que a maioria dos ônibus em Buenos Aires são acessíveis e possuem rampas de acesso.

O metrô, por outro lado, possui acessibilidade limitada a algumas linhas.

Em relação à táxis, não há acessibilidade, então você precisará contar com a ajuda do motorista ou de quem está viajando com você para circular dessa forma. 

Se precisar de traslado do aeroporto ao hotel e vice-versa, existem diversas empresas que podem te ajudar, mas lembre-se de informar suas necessidades.

Algumas informações importantes que deve mencionar são:

  • Você utiliza cadeira de rodas?
  • Sua cadeira de rodas é motorizada ou manual?
  • A cadeira de rodas fecha ou não?
  • Você precisa de ajuda para passar na sua cadeira para o banco do veículo caso o elevador não esteja funcionando?

Nas minhas pesquisas encontrei duas opções bem interessantes, que são:

Principais pontos de turismo em Buenos Aires

Bom, agora que você já sabe sobre o básico do turismo em Buenos Aires para deficientes, vamos falar da viagem em si.

Buenos Aires é uma cidade linda e cheia de vida, e por lá há bastante o que fazer.

Assim, decidi colocar aqui alguns dos pontos principais da cidade e como é o nível de acessibilidade de cada um desses lugares.

Normalmente, as vias principais da cidade possuem rampas e acessos alternativos, entretanto, há muitos pontos em que tive dificuldade.

– Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência – El Caminito:

Um dos pontos mais famosos de Buenos Aires é o El Caminito, que é uma rua-museu super emblemática de Buenos Aires, no bairro de La Boca.

As ruas por lá são de paralelepípedo, mas é possível transitar de cadeira de rodas.

Além disso, um dos pontos positivos do lugar é que a maioria das lojas e restaurantes nos arredores do El caminito possuem rampa de acesso.

Nesta rua e em seus arredores, você poderá comprar lembrancinhas, comer em algum restaurante, curtir as casas coloridas cheias de história e encantos.

Por fim, vale dizer que nós brasileiros estamos em todas as partes do mundo, então, é possível que se depare com alguns conterrâneos por ali.

Foi um dos lugares que eu mais gostei de conhecer em Buenos Aires!

turismo em buenos aires para deficientes

Foto tirada no El Caminito. Por lá, existem alguns artistas com os quais você pode tirar fotos e dançar tango, ou pelo menos, fazer poses rsrs.

– Casa Rosada:

A Casa Rosada é a sede do governo nacional argentino, ou seja, é onde fica o presidente da República.

Esse é um ponto que vale a pena visitar se você quiser conhecer um pouco mais sobre a história e como as leis funcionam na Argentina.

A construção é muito bonita, mas, se você não gosta de história, talvez não goste muito.

turismo em buenos aires para deficientes

O local fica aberto para visitas somente aos sábados entre as 10:00 e 18:00. O passeio dura 40 minutos e você deve chegar 20 minutos antes do horário que foi agendado.

Para fazer o agendamento é preciso acessar o site do ponto turístico e preencher um formulário.

Falando um pouco de acessibilidade, a casa possui:

  • Rampas de acesso;
  • Plataformas de elevação;
  • Acessos alternativos;
  • Banheiros adaptados;
  • Visitas guiadas.

– Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência – Estádio do Clube Atlético Boca Juniors

O estádio do Boca Juniors, conhecido por La Bombonera, considerado um dos times históricos do país, é também um lugar que vale muito a pena visitar, ainda mais para os fãs de futebol.

Se conseguir, aproveite para assistir a uma partida da equipe, pois, sentir o clima do estágio é realmente incrível.

Além disso, ele fica a menos de 600 metros ao norte da rua El Caminito, ou seja, pertinho do nosso último passeio, dando pelo menos para passar.

Durante a minha viagem à Buenos Aires, não tive a oportunidade de entrar no Estádio, infelizmente e acabei apenas passamos apenas em frente, de carro.

O estádio fica aberto diariamente das 10:00 às 18:00h, mas deve mudar em dias de jogos. O valor do ingresso varia dependendo do tipo de visita que você quer (museu e/ou tour).

Por fim, vale lembrar sobre a acessibilidade do local, que possui rampas, plataformas e banheiros adaptados, ou seja, é um dos facilitadores no turismo em Buenos Aires para deficientes.

– Cemitério da Recoleta:

Pode até parecer estranho a princípio, mas o Cemitério da Recoleta é um dos lugares mais interessantes para conhecer em Buenos Aires.

Só para você ter uma ideia, esse é o segundo cemitério mais visitado do mundo, ficando atrás apenas do Père-Lachaise, em Paris.

O motivo? São considerado um dos mais bonitos do planeta.

Além disso, um dos motivos que deixa o cemitério mais conhecido é o fato de ter celebridades locais famosas enterradas ali, como Evita Perón, famosa defensora dos trabalhadores.

Infelizmente, não conseguimos visitar o local, mas, como passamos em frente, consegui parar para uma foto.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Frente do Cemitério La Recoleta – Buenos Aires

Assim como outros locais que mencionei aqui, o cemitério possui uma acessibilidade melhor para turismo em Buenos Aires para deficientes.

Portanto, você vai encontrar itens como:

  • Rampas de acesso;
  • Plataformas de elevação;
  • Acesso alternativo;
  • Instalações sanitárias adaptadas.

– Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência – Puerto Madero

Puerto Madero é um bairro incrível que você precisa visitar durante o turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência.

Ele foi construído em homenagem às mulheres e, por essa razão, todas as ruas possui o nome de uma mulher conhecida na área da ciência, arte ou política.

Para completar, o bairro é ótimo e possui acessibilidade nas ruas, além de lojas e restaurantes.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Restaurante onde almoçamos durante a nossa visita ao bairro Puerto Madero

Outros pontos que você precisa conhecer durante o turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência

Se você precisar de um shopping, eu recomendo dois:

– Del Abasto: Visitamos e fica entre a Avenida Corrientes e a rua Lavalle, praticamente de frente à Estação Carlos Gardel, da linha B-vermelha do metrô.

– Shopping Galerías Pacífico, para o qual a entrada é pela Calle Florida, com rampas de acesso e sanitários adaptados.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Shopping del Abasto Ambiente

 

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Eu e uma das amigas com as quais viajei, tomando sorvete na praça de alimentação do Shopping del Abasto

Visite também o Malba – Museu Latino-Americano de Arte Moderna, onde estão obras da brasileira Tarsila do Amaral e o autorretrato da mexicana Frida Kahlo. O museu é acessível, incluindo o bistrô que vale a pena conhecer.

E estando em Buenos Aires, algo que não pode faltar é tango! Quando visitei a cidade, conheci o Señor Tango, que tem acessibilidade e foi uma ótima experiência.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Turismo em Buenos Aires para pessoas com deficiência – Planejamento para uma viagem com acessibilidade 

Sim! O planejamento é muito importante para que você tenha a melhor experiência possível. A fase de pesquisa nível “Sherlock Holmes” , como eu costumo falar, para essa viagem (e para todas as que você fizer) é essencial para que você evite ao máximo perrengues e imprevistos. 

Porém, eu sei como é desafiador fazer por si mesmo isso, afinal, são muitos detalhes. Você pode nem ao menos saber por onde começar. Como você ficou sabendo durante a leitura aqui, você pode contar com a minha assessoria para te ajudar a planejar uma viagem. Disponibilizo um formulário de interesse para conseguir saber suas necessidades. É só clicar aqui para acessá-lo.

Ah! Muito importante: se permita! Não fique desmotivado se você não encontrar informações suficientes nas primeiras pesquisas, planeje o que estiver ao seu alcance, mas se abra também a possibilidades, vá sem medo e viva dias inesquecíveis.

Turismo em Buenos Aires para deficientes

Eu e minhas amigas dentro do avião, pouco antes do início da viagem para Buenos Aires, em 2012.

Se ainda ficou com alguma dúvida sobre algum ponto, você pode obter informações adicionais no site da prefeitura de Buenos Aires.

Assim, ali você vai conseguir todas as informações sobre fazer turismo em Buenos Aires para deficientes, além de poder verificar se um local que deseja conhecer tem a acessibilidade que precisa.

A partir dessas informações, espero ter lhe ajudado a planejar a sua próxima viagem.

Se você já viajou para a cidade e fez o Turismo em Buenos Aires para deficientes, coloque aqui abaixo a sua opinião e como foi a sua experiência.

Muito obrigada e até o nosso próximo artigo, com mais turismo acessível para vocês.

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!