Top

Brasil

Brasil, como diz a música: “país tropical, bonito por natureza.”

Um dos destinos mais visitados na América do Sul, o país conta com inúmeras opções para os mais diversos gostos e estilos de viajantes.

O Brasil é dividido em 5 regiões e dentro delas temos ao todo 27 estados (contando com o Distrito Federal).

 


As regiões são:

 


Os Estados:

mapa estados brasileiros

Brazil map – highly detailed vector illustration / Crédito: Getty Images/iStockphoto

 

 

 


 

Sobre a questão da acessibilidade, o país conta com uma legislação relativamente robusta. O problema, na maioria das vezes, é a falta de fiscalização da aplicação das normas / leis.

Caso você queira conhecer/explorar esse país maravilhoso porém precisa de acessibilidade, vamos disponibilizar aqui algumas informações gerais sobre como o tema é tratado no Brasil, assim você tem um guia voltado ao turismo acessível brasileiro.

 

O que você precisa saber:

De acordo com o último estudo oficial voltado para o mapeamento de pessoas no Brasil, temos as seguintes informações (censo demográfico realizado em 2010):

No Brasil, em torno de 45.606.048 de brasileiros relatam algum tipo de deficiência (no censo o entrevistado se autodeclara), sendo que em percentual seria: 23,9% da população total com algum tipo de deficiência – visual, auditiva,  motora e mental ou intelectual.

Desse total, 25.800.681 (26,5%) são mulheres e 19.805.367 (21,2%) são homens.

Ainda, o estudo apontou que 38.473.702 pessoas vivem em áreas urbanas e 7.132.347 em áreas rurais.

Deste total de pessoas com deficiência no Brasil, a deficiência visual apresentou a maior ocorrência, sendo 18,6% da população brasileira. Em segundo lugar está a deficiência motora (física), ocorrendo em 7% da população, seguida da deficiência auditiva, em 5,10% e da deficiência mental, em 1,40%.

No censo realizado em 2010, a deficiência (de todos os tipos), teve maior ocorrência na população de 65 ou mais anos, mostrando o processo de envelhecimento e a consequente perda de funcionalidades.

Na faixa de 40 a 59 anos, ocorreu o maior contingente de pessoas com deficiência, cerca de 17,4 milhões de pessoas, dos quais 7,5 milhões eram homens e 9,9 milhões eram mulheres.

Esses números apontam para a importância de se entender que a acessibilidade atende todos as faixas etárias e que, conforme a expectativa de vida está aumentando no mundo, mais se faz necessário que se torne acessível o que ainda não se encontra assim, seja estruturalmente, seja em outras esferas.

 

Agora vamos olhar para as regiões:

 

Ainda de acordo com o censo 2010, temos a seguinte distribuição nas regiões de pessoas com deficiência (%):

 

 

pessoa com deficiencia brasil ibge


 

Apesar do maior número de PcD se encontrar na região Nordeste e Norte, as regiões que apresentam, de maneira geral, melhores condições de infraestrutura (consequentemente, de acessibilidade) são as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (levantamento, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a consultoria Tendências).

 

Coisas para ver:

No Brasil você pode explorar tanto a natureza, presente em abundância em todo o território nacional, como também a cultura.

Existe opções para todos os tipos de estilo de viajantes.

Assim, a sugestão é pesquisar de acordo com a sua preferência, levando em conta as regiões onde se pode encontrar maior acessibilidade.

Uma das regiões mais bonitas é a Nordeste, com muitas praias a serem exploradas. Porém, o público que precisa diretamente da acessibilidade encontra dificuldades consideráveis para acessar essa região.

Esperamos que o avanço no tema ocorra brevemente, não apenas nesta região, como nas demais.

 

Dicas:

Podemos citar algumas cidades que se apresentam com melhor acessibilidade.

Caso tenha interesse em se aprofundar nelas, temos artigos específicos aqui no blog do VcA (Viaje com Acessibilidade).

Algumas destas cidades / Estados:

 

Claro, esta lista hoje está bem reduzida. A intenção aqui no VcA é aumentarmos cada vez mais a lista, através da visita de todas as regiões, Estados e a maior quantidade de cidades possível.

Porém, nosso blog é colaborativo: caso você tenha a sugestão de alguma outra cidade a ser incluída na lista (que você conheça bem com relação à acessibilidade), fique à vontade para comentar aqui.

 

Custos estimados

No Brasil a questão dos custos varia bastante, a depender da região, cidade, Estado em que você está ou irá visitar.

As regiões com melhor infraestrutura e qualidade de vida costumam ter um custo mais elevado, sendo assim, geralmente as regiões Sul e Sudeste são as que apresentam a necessidade de um investimento maior na hora da viagem.

Para que você tenha valores o mais próximos da realidade de cada lugar, sugerimos a consulta do site quanto custa viajar (inclusive, fomos entrevistados por esse site, caso queira conferir, é só clicar aqui).

0

post a comment

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!