Top
  >  Turismo Acessível   >  Turismo em praias acessíveis: Conheça 5 praias do Brasil

O Brasil possui um imenso litoral com quase 8 mil quilômetros de extensão, contendo mais de 2 mil praias à disposição, ou seja, muita coisa né? Mas, neste post, o meu foco é falar sobre turismo em praias acessíveis, ou seja, que ajudam no acesso de pessoas com alguma deficiência.

Isso é algo muito importante, pois, vemos o Brasil indo em direção a uma realidade inclusiva e a facilitação do acesso a praias de pessoas com deficiência é um desses passos.

Neste post, falarei sobre turismo em praias acessíveis em 5 locais. Portanto, fique de olho para poder acrescentar na sua lista de viagem.

Turismo em praias acessível

#1 – Turismo em praias acessíveis – Rio de Janeiro:

O Rio de Janeiro é o destino mais famoso do Brasil quando o assunto é praia, não é?

A parte boa dessa fama é que por lá existem vários projetos de acessibilidade nas praias, principalmente nas praias da Barra, Copacabana e Leblon.

No Rio, há dois projetos principais: o Adaptsurf e o Praia Para Todos

– Adaptsurf:

Fundada em 2007, a associação sem fins lucrativos Adaptsurf promove a inclusão social das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida com o projeto.

A ideia é garantir igualdade de oportunidades e acesso ao lazer, esporte e cultura, através do contato direto com a natureza.

O projeto funciona o ano inteiro e conta com:

  • Esteiras para facilitar o acesso à areia;
  • Cadeira de rodas anfíbias;
  • Pranchas de surf adaptadas;
  • Voluntários para ajudar.

No sábado, o projeto funciona na Praia da Barra (Posto 2 das 9 às 14h) e na Praia do Leblon (Posto 11 das 9 às 14h).

– Praia Para Todos:

Já o projeto Praia Para Todos acontece apenas nos meses mais quentes do Rio de Janeiro (dezembro a abril) e conta com:

  • Esteira de acesso;
  • Cadeiras anfíbias.

Além disso, o projeto oferece mais atividades voltado ao público deficiente como:

  • Surfe e vôlei sentado;
  • Stand-up paddle;
  • Handbike em Copacabana.

Assim como acontece com o projeto Adaptsurf, existem horários de funcionamento específicos.

O Praia Para Todos funciona aos sábado e domingos das 09 às 14h em locais como:

  • Praia da Barra – Posto 3 (em frente à praça do Ó);
  • Copacabana – Posto 6 (em frente à rua Júlio de Castilhos);
  • Praia do Leblon  – Posto 11 – Quiosque do Riba (em frente à rua Afrânio de Mello Franco).

Turismo em praias acessível

#2 – Turismo em praias acessíveis – Caraguatatuba, São Paulo:

A cidade de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo, oferece belas praias aos visitantes e moradores da cidade e é um dos principais destinos dos paulistas quando o assunto é praia.

Assim, como acontece com os demais, a cidade oferece também turismo em praias acessíveis.

De maneira geral, a cidade oferece, principalmente, o Programa Praia Acessível.

O programa oferece suporte de uma equipe capacitada que auxilia pessoas com deficiência, limitações e pessoas idosas com cadeiras anfíbias, boias e atividades recreativas como stand-up paddle, caiaque, vôlei, ciclismo adaptado na orla e jogos de tabuleiro.

turismo acessível

Arquivo Pessoal

O Programa tem ponto fixo de atendimento na Praia do Centro ao lado da Praça da Cultura, e funciona o ano inteiro. Mas em alta temporada, o programa também atua na Prainha e Indaia como “bases de apoio”.

Pertinho de Caraguatatuba, em São Sebastião, há também a atuação do Programa Praia Acessível na Praia Grande, no centro de São Sebastião. 

No verão, o horário de atendimento do Praia Acessível tanto em Caraguatatuba, como em São Sebastião, é das 9h às 17h, de terça a domingo. Ao longo do ano, o atendimento é realizado todo sábado e domingo.

Assim, para mais informações sobre esses programas no litoral norte de SP, entre em contato com as Secretarias da Pessoa com Deficiência de Caraguatatuba e São Sebastião.

Fiz uma viagem à São Sebastião, e gravei um vlog dividido em 2 partes no youtube, onde mostro mais da acomodação e também da experiência nas praias. Não deixe de assistir e me contar o que achou! 

Turismo em praias acessível

#3 – Turismo em praias acessíveis – Bertioga, São Paulo:

Bertioga é um super destino de praia em São Paulo, muito visitada no verão e em feriados. A cidade também é parte do Programa Praia Acessível, que oferece apoio à pessoa com deficiência na praia.

E a Praia da Enseada, em Bertioga, ficou em primeiro lugar no ranking de acessibilidade do programa em 2017. A praia conta com informações acessíveis para todos os tipos de deficiência, apoiadores, salva-vidas, vagas exclusivas, percursos pedonais, sanitários adaptados, postos de primeiros socorros, cadeira de rodas anfíbia, vestiários, duchas e lava-pés. 

Além disso, pertinho da praia há hotéis com acomodações adaptadas, ideais para se hospedar quando visitar a cidade.

Em Bertioga, há também o projeto “Onda BGF Praia Acessível”, idealizado pelo bicampeão sul-americano de kaiaksurf, Bruno Guazelli Filho, que acontece de 6 em 6 meses promovendo o esporte adaptado em praias de Bertioga. 

turismo acessível

Arquivo Pessoal – Praia Acessível

Para mais informações sobre futuras ações do projeto, acesse o Facebook da Onda BGF.

#4 – Turismo em praias acessíveis – Ipojuca e Recife, Pernambuco:

E para quem visita o nordeste e suas praias paradisíacas, a prefeitura de Recife e de outras cidades de Pernambuco em 2013 iniciaram o projeto Praia Sem Barreiras, parte do Programa de Turismo Acessível  da Empresa Pernambucana de Turismo.

Em Recife, o programa funciona na Praia de Boa Viagem, que oferece cadeiras anfíbias e esteiras, além de proporcionar banho de mar assistido por apoiadores do projeto.

Além disso, o projeto tem um horário específico para funcionar, de sexta e domingo, além dos feriados, das 08:00 às 13:00.

Em Ipojuca, a famosa Praia de Porto de Galinhas, uma das mais lindas do Brasil, também é parte do projeto Praia Sem Barreiras. Pelo instagram da ONG Rodas da Liberdade você pode conferir mais informações sobre quando o projeto está acontecendo em Porto de Galinhas, em relação a horários, datas, etc.

turismo acessível

#5 – Turismo em praias acessíveis – Florianópolis, Santa Catarina

Florianópolis, a famosa ilha da magia, atrai milhares de visitantes todos os anos, e as praias de lá são belíssimas.

A cidade também conta com projeto de acessibilidade em 9 praias. Em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar e iniciativa privada, a administração municipal oferece estruturas que contam com esteiras acessíveis, cadeiras anfíbias e duchas sustentáveis nas seguintes localidades: Jurerê Internacional, Ingleses, Ponta das Canas, Cachoeira do Bom Jesus, Barra da Lagoa, Joaquina, Areias do Campeche, Lagoa do Peri e Armação.

Nessas praias, os equipamentos estão disponíveis nos postos de guarda-vidas e a assistência também é feita por eles.

Por fim, se você já começou a planejar a sua viagem, não se esqueça de incluir segurança, comodidade e conforto no planejamento. A escolha e contratação de um bom seguro viagem vai te dar a certeza de que, caso algum imprevisto aconteça, você pode contar com suporte.

Qual a vantagem de contratar um seguro viagem?

A principal vantagem de adquirir um seguro de viagem é poder minimizar qualquer situação desconfortável que surja ao longo da viagem. Caso ele precise de qualquer atendimento médico, por exemplo, com a assistência do seguro viagem ele não precisará gastar nada além das suas despesas já previstas na viagem.

Junto a cobertura monetária das despesas contratadas, o segurado dispõe de toda assistência às coberturas, como assistência odontológica, fisioterapia, regresso sanitário, translado de corpo, orientação em caso de perda de documento ou cartão de crédito, auxílio para cobrir despesas em caso de cancelamento de viagem e um seguro em caso de invalidez permanente ou morte acidental.

Clicando aqui, você consegue fazer pesquisas (e desconto) em passagens aéreas .

Muito obrigada e até o nosso próximo artigo, com mais turismo acessível para vocês, afinal, viajar é para todos!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!