Top
  >  Turismo Acessível   >  Parque Estadual do Ibitipoca: Tudo sobre a acessibilidade do passeio

O Parque Estadual Ibitipoca democratiza o acesso ao local e consegue levar acessibilidade às suas diversas atrações, se tornando um local muito interessante para quem tem alguma deficiência.

De maneira geral, as atividades são focadas na natureza, o que é perfeito para quem gosta desse contato mais próximo.

Assim, se você deseja saber mais sobre esse passeio e como ele pode ser divertido, leia o conteúdo até o final.

Parque Estadual do Ibitipoca

O que é e onde fica o Parque Estadual do Ibitipoca?

O Parque Estadual do Ibitipoca é uma Unidade de Conservação do bioma Mata Atlântica, com uma área total de quase 1500 hectares, criado em 1973.

Localizado na cidade de Lima Duarte, em Minas Gerais, o parque fica a apenas 3 km do distrito de Conceição do Ibitipoca, local que vive em sua maioria com o turismo do parque.

Ele é um dos parques mais visitados de Minas Gerais e um dos mais reconhecidos no Brasil pelas atrações turísticas da área.

Como chegar e quando ir ao Parque Estadual do Ibitipoca?

Para conseguir chegar ao Parque Estadual do Ibitipoca, você tem três opções:

  • Saindo de Belo Horizonte, você está a 260 km do parque;
  • Por outro lado, saindo do Rio de Janeiro você está a 270 km do parque;
  • Por fim, São Paulo também oferece uma rota, mas bem mais longe, 450 km.

Caso opte por sair da capital de Minas, você deve fazer o trajeto a partir da via BR-040 e deverá demorar cerca de 5:30 para chegar.

Já se optar por partir do Rio de Janeiro, você deve seguir pela mesma BR-040, mas o tempo é menor, 04:30 de viagem.

Por fim, vindo de São Paulo a viagem irá acontecer quase que inteira pela via BR-116 e durará 7 horas.

Caso não tenha caso e opte por fazer a viagem de ônibus é possível, mas, ela vai demorar um pouco mais.

Neste caso, será necessário chegar a cidade de Juiz de Fora, o último ponto acessível e seguir com ônibus locais para Lima Duarte até Conceição do Ibitipoca.

Antes de fazer a viagem é importante que entre em contato com as viações, são elas:

  • Viação BASSAMAR – 32 3215 1109 – Ela realiza o trajeto de Juiz de Fora até Lima Duarte
  • Viação VIMARA – 32 3281 1390 – Eles realizam o trajeto final, entre Lima Duante e Conceição do Ibitipoca.

Mina Gerais, de maneira geral, é um estado que chove muito, então, para aproveitar o passeio com tranquilidade, o ideal é ir entre abril e setembro.

Normalmente no mês de março e novembro o calor tende a ser maior, mas, pode surgir pancadas de chuvas isoladas.

Parque Estadual do Ibitipoca

Acessibilidade no Parque Estadual do Ibitipoca

Começo dizendo que uma das ótimas notícias sobre o parque é que ele oferece duas cadeiras de rodas adaptadas para os passeios.

Assim, mesmo que você não tenha uma cadeira especializada para partir para passeios como o Circuito Janela do Céu, o Roteiro das Águas e o Pico do Pião, o local oferece essa opção.

As cadeiras de rodas não são daquelas comuns, mas sim adaptadas para montanhismo, que permitem chegar até pontos mais altos e de difícil acesso.

A iniciativa partiu da organização Montanhas para Todos, e as cadeiras são chamadas de Juliettis.

Mas, como surgiu a ideia dessas cadeiras?

– O surgimento das cadeiras Juliettis:

Juliana e Guilherme sempre foram um casal apaixonado por trilhas, montanhas e natureza e juntos viajaram por inúmeros lugares do mundo.

Entretanto, em decorrência de um câncer de mama recorrente, Juliana desenvolveu uma doença raríssima: a Degeneração Cerebelar Paraneoplásica que comprometeu os seus movimentos.

Diante da situação, Guilherme fez uma promessa de que a levaria aonde quer que fosse, e a partir daí iniciou-se uma mobilização entre marido, esposa e amigos.

Assim, depois de algumas tentativas, Guilherme levou Juliana para as montanhas com uma nova companheira, a “Julietti”, uma cadeira adaptada desenhada especialmente para a Juliana. 

A cadeira deu tão certo que a Julietti se mostrou acessível ao maior número de pessoas portadoras de diversas deficiências.

Por fim, o Parque Estadual do Ibitipoca começou a fazer parte do movimento e agora oferece 2 Juliettis que podem ser usadas no parque.

– Adaptações no parque:

Mesmo funcionando muito bem, o parque realizou os seus próprios testes para saber se a cadeira funcionava em todos os ambientes.

Assim, após quase 2 anos de testes e adaptações no parque, as cadeiras podem ser oficialmente utilizadas por pessoas com mobilidade reduzida.

Além disso, as cadeiras de rodas adaptadas foram desenhadas para atravessar terrenos irregulares, como trilhas e lugares altos.

Outra vantagem é que o equipamento possui puxadores, como se fosse uma maca, o que facilita sua locomoção por solos desnivelados. 

Quem desejar utilizar as cadeiras gratuitamente deve enviar um e-mail para peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br informando a data e o horário pretendido para visitação.

O que fazer no Parque Estadual de Ibitipoca?

O parque é dividido em 4 circuitos: Circuito das Águas, Circuito Janela do Céu, Circuito do Pião e Circuito Alto das Águas. 

Nesses circuitos, os atrativos naturais são inúmeros, entre cachoeiras, lagos, montanhas, paredões, mirantes e muitas grutas.

Aqui você pode conferir as informações do que cada um dos circuitos oferece.

Informações do Parque:

E-mail: peibitipoca@meioambiente.mg.gov.br

Telefone: (32) 3281-1101 (há limite de 1000 visitantes por dia, por isso é necessário se informar sobre a limitação sobre telefone – esse parque é o mais visitado do estado, e principalmente em alta temporada, acontece de exceder o limite.

Endereço: Parque Estadual do Ibitipoca, Caixa Postal 17, Lima Duarte, Distrito de Conceição de Ibitipoca, MG, CEP 30140-000.

Ingresso: Em dias úteis, é cobrado R$ 20 por visitante e aos sábados, domingos e feriados o valor sobe para R$ 25. O estacionamento também é pago (consulte condições e valores aqui). 

Horário de funcionamento: 07 às 18h todos os dias.

E aí? O que acha de agendar a sua visita ao parque? Creio que a experiência será incrível (não esquece de vir aqui contar como foi!).

E se você quiser conhecer mais sobre minhas experiências de viagem, fiz uma palestra em um evento de mulheres viajantes, clique aqui para assistir.

Muito obrigada e até o nosso próximo artigo, com mais turismo acessível para vocês!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!