Top
  >  Turismo Acessível   >  Turismo Acessível no Brasil: 4 dicas de lugares com acessibilidade

Que o Brasil é repleto de lugares incríveis e paisagens impressionantes, não é novidade, certo? Mas, nem todos os lugares têm o que chamamos de turismo Acessível no Brasil.

Nosso país é realmente privilegiado com a pluralidade de pessoas, culturas e natureza exuberante que cobre cada região do país de um jeito único.

Porém, temos que admitir que encontrar lugares acessíveis para visitar no Brasil ainda não é das tarefas mais fáceis.

Por isso decidi reunir aqui informações sobre 4 dicas de lugares com acessibilidade no Brasil para você conhecer.

Ah! E se souber de algum lugar que não está nessa lista, mas deveria, é só escrever nos comentários. Vamos adorar saber!

Turismo Acessível no Brasil

Turismo Acessível no Brasil: 4 dicas de lugares com acessibilidade

#1 Gramado, Rio Grande do Sul:

Gramado é um destino super conhecido e bem divulgado nas redes sociais, sendo um dos principais destinos de inverno do país, e não é por menos… o lugar é um charme só!

Nessa região, que conta também com a cidade de Canela e Bento Gonçalves (as 3 cidades são ótimas para conhecer em uma mesma viagem), é possível encontrar belíssimos parques, cachoeiras e muita natureza, além de arquitetura que lembra muito a europeia, já que a região foi construída principalmente por imigrantes.

– Como Chegar em Gramado:

As combinações mais comuns de meios de transporte para chegar em Gramado e Canela são: avião+carro ou avião+ônibus, para quem não mora em Rio Grande do Sul.

Porém, é bem possível fazer a viagem toda de carro, principalmente se você estiver vindo de outro lugar na região sul.

O aeroporto de Porto Alegre, que fica a 120 km de Gramado e a 127 km de Canela, é o que possui mais opções de voos saindo de outras cidades do Brasil. Aqui você consegue acessar o meu E-book onde conto como conseguir desconto em passagem aérea do acompanhante de pessoa com deficiência. E aqui você pode buscar passagens com desconto.

Saindo de Porto Alegre há 3 opções: carro, ônibus, transfer ou uber. A boa notícia é as estradas serem boas e a viagem é bem confortável independente do que você escolhe.

Para quem opta por ir de ônibus, a rodoviária de Gramado fica no centro da cidade e recebe ônibus de Porto Alegre e Caxias do Sul em vários horários do dia. As cidades também contam com serviço de uber para circular entre as atrações.

– Acessibilidade em Gramado e Canela:

Esse é um destino que conta com acessibilidade em quase todos os pontos turísticos, desde a avenida principal até a Igreja Matriz de Gramado que conta com entrada acessível na lateral e rampas de acesso.

Outro lugar muito interessante para visitar que conta com acessibilidade é Lago Negro, que é perfeito para respirar ar puro e contemplar uma belíssima paisagem. O Lago Negro oferece calçadas amplas e rampas com acessibilidade para cadeirantes.

O Museu do Automóvel, o Museu de Cera, a loja da Cristais de Gramado, e o Castelinho Caracol são outras opções de passeios com acessibilidade nas cidades. No Castelinho Caracol tem até um elevador panorâmico onde você poderá contemplar a vista da Cascata do Caracol. Demais, não é?!

Para circular em Gramado e Canela, Uber e táxi são as formas mais práticas, já que o transporte público lá faz apenas a ligação entre as duas cidades, mas não entre os pontos turísticos.

Turismo Acessível no Brasil

#2 – Turismo Acessível no Brasil – Salvador, Bahia:

Ah Salvador, a cidade que tem dendê nas veias! Acho que todo mundo concorda que Salvador é um dos lugares mais ricos, culturalmente falando, do Brasil. Viajar até lá é uma verdadeira visita ao nosso passado, além de todas as belezas naturais e praias lindas que Salvador tem para oferecer.

– Como Circular em Salvador:

Em Salvador, a forma mais prática e segura para circular é de carro, seja alugado ou uber. Os ônibus do transporte público possuem acessibilidade, mas não são tão confortáveis.

– Acessibilidade em Salvador:

Salvador é uma cidade repleta de lugares incríveis para conhecer, sejam construções históricas ou lugares com natureza e belas praias.

O lugar mais famoso de Salvador, o pelourinho, passou por adaptações através do projeto “Pelô Acessível” que implantou um circuito de 1,6 km de extensão de intervenções de melhoria do acesso ao Pelourinho para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Outros lugares que valem a pena conhecer são o Museu de Arte Sacra, o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda, que ficam pertinho do Centro Histórico de Salvador.

Já se quiser curtir uma praia, a Praia de Ondina, que promove a acessibilidade através do projeto “ParaPraia” que oferece cadeiras anfíbias, boias e orientação de professores e estudantes de Fisioterapia da Escola Bahiana de Medicina. O projeto acontece aos fins de semana das 8 às 12h.

#3 – Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito no Mato Grosso do Sul é um lugar que faz jus ao nome, tendo inúmeros lugares impressionantes para conhecer e é um dos lugares que mais vem ganhando destaque no ecoturismo no Brasil.

– Como Chegar em Bonito:

Bonito fica a 300 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. Há um aeroporto em Bonito, mas os voos são limitados e acontecem apenas às quintas-feiras e domingos. Por isso, a melhor opção é pegar um avião até Campo Grande e de lá seguir para Bonito.

Aqui você consegue acessar o meu E-book onde conto como conseguir desconto em passagem aérea do acompanhante de pessoa com deficiência. E aqui você pode buscar passagens com desconto.

Para ir de Campo Grande a Bonito você pode pegar ir de carro, transfer ou ônibus operados pela empresa Cruzeiro do Sul.

Mas chegando em Bonito a melhor opção é um carro para circular entre as atrações, ou contar com o serviço de agências que te buscam na sua acomodação.

– Acessibilidade em Bonito:

Bonito é um destino de ecoturismo e aventura, mas se engana quem pensa que não há passeios acessíveis por lá!

Um desses passeios é o Mergulho na Baía Bonita, onde é possível contemplar mais de 35 espécies diferentes de peixes. Além disso, há a flutuação no Rio Sucuri.

E para quem gosta de aventura, descer de rapel nas Grutas da Serra da Bodoquena é um prato cheio! O Abismo Anhumas é uma outra opção que vale muito a pena conhecer.

#4 – Turismo Acessível no Brasil – Foz do Iguaçu, Paraná:

Foz do Iguaçu, no Paraná, é um estado privilegiados por um dos Patrimônios da Humanidade mais famosos do mundo: as Cataratas do Iguaçu, que é o segundo local mais visitados por estrangeiros no Brasil.

– Como Chegar a Foz do Iguaçu:

A cidade de Foz do Iguaçu possui um aeroporto internacional que é o principal meio de chegada de turistas à cidade. Os voos que chegam lá saem principalmente de Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

A cidade de Foz fica a mais de 630 km da capital Curitiba, e a viagem de carro dura cerca de 9 horas. Por isso é mais recomendado pegar o voo até o aeroporto de Foz do Iguaçu.

Chegando em Foz, há o transporte público que serve a cidade, mas também há táxis e uber que facilitam muito a vida.

– Acessibilidade em Foz do Iguaçu:

A cidade, por receber milhões de turistas todos anos vindo de diversos lugares do mundo, procura sempre desenvolver sua acessibilidade.

Por lá, é relativamente fácil encontrar vagas demarcadas, rampas nos estacionamentos, e piso tátil nas principais vias. Além disso, os ônibus do transporte público contam com elevadores e a maioria dos pontos turísticos são adaptados ou estão em processo.

As próprias Cataratas do Iguaçu se destacam no quesito acessibilidade, e é um passeio obrigatório quando estiver por lá. 

Conheça também a Trilha do Poço Preto, o Macuco Safari (precisa avisar no guichê, no momento da compra das entradas, que você precisa do transporte adaptado) e o Espaço Naipi.

Contei mais sobre minhas experiências de viagem neste evento de mulheres viajantes. Clique aqui para assistir.

Muito obrigada e até o nosso próximo artigo, com mais turismo acessível para vocês!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!