Top
  >  Turismo Acessível   >  Carnaval acessível: Rio, São Paulo e Salvador
carnaval-acessivel-turismo-acessivel

Com o carnaval se aproximando, nós já até começamos a escutar as marchinhas ao fundo e ver o glitter que não sai com uma semana de banho, além é claro, de um Carnaval acessível.

O carnaval, sem dúvida, é uma das maiores e melhores festas do Brasil e, dizem, a mais democrática.

Ou seja, como toda festividade popular, o carnaval é também uma época para se pensar na acessibilidade, principalmente porque todo mundo tem o direito de se divertir, não é mesmo?

Portanto, aqui vou trazer dicas de blocos acessíveis em três cidades desse país maravilhoso para você curtir o carnaval como deve ser: com muita liberdade, diversão e segurança! 

Carnaval acessível – Carnaval combina com acessibilidade

Partindo do pressuposto de que todos somos iguais perante a Lei, que atire a primeira pedra quem nunca viu uma pessoa com deficiência ou idoso sem condições de acessar os seus direitos.

O motivo? Normalmente são muitos, seja por não conseguir subir uma calçada por falta de rampa ou por ter a vaga tomada em um estacionamento.

A acessibilidade é um direito e precisa ser cumprido, principalmente em uma época do ano tão requisitada no Brasil quanto o carnaval.

Afinal de contas, todos devem ter acesso aos blocos e se divertir da mesma maneira, afinal, o Carnaval é imperdível, né?

Portanto, para aqueles que celebram as diferenças, vou trazer algumas opções de bloquinhos acessíveis em três grandes cidades do país para você curtir.

Assim, você não deixará de se divertir na época gostosa do ano sem ter que esquentar a cabeça.

Carnaval acessível

Carnaval acessível no Rio de Janeiro

Considerado um dos melhores carnavais do mundo, o carnaval carioca será festejado entre fevereiro e início de março.

O período já inclui prévias e os dias de folia, propriamente dito, com quatro dias sem interrupções de festa.

Para deixar o carnaval acessível, muitos blocos estão se adaptando para que todos se sintam confortável.

Não é para menos, não é? Afinal de contas, todo mundo quer conhecer a Cidade Maravilhosa, principalmente durante uma festa tão colorida e divertida quanto o Carnaval.

No bloco “Senta que eu te empurro”, por exemplo, muitas pessoas com deficiência comparece para aproveitar toda a energia dessa época do ano.

Seus maiores destaques são a estrutura e o conforto oferecidos para que todo mundo saia satisfeito.

Esse ano o bloco acontece dia 21 de fevereiro, às 18h, no Largo do Machado – Catete. 

– Dicas Extras para aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro:

Além disso, é importante saber que a melhor opção para se locomover é utilizando o metrô, visto que nessa época do ano o trânsito vira um caos!

Embora os blocos de rua estejam muito bem adaptados para receber todos os públicos, os banheiros disponibilizados não oferecem tantas facilidades, então o jeito vai ser encontrar algum restaurante ou outro lugar que disponibilize banheiros para os foliões.

Outros blocos muito interessantes que oferecem acessibilidade são: Cordão do Boitatá, Sargento Pimenta e Orquestra Voadora.

Dica extra: você pode participar também do Bloco Eficiente. Esse ano ele acontece dia 01 de março, às 16h, no Parque Guingle. 

Ah, já vai treinando o hino do bloco aí: 

“Sou cadeirante

Com muito orgulho

Sou cadeirante

Com muito amor

Inteligente, sou desse jeito

Cante comigo e leve embora o preconceito!”

Ah, e desde 2006 o Rio conta também com uma escola de samba formada por pessoas com deficiência, a Embaixadores da Alegria. 

E se você não é do Rio, mas quer aproveitar o carnaval carioca não esqueça de adquirir o seguro viagem aqui

Carnaval acessível

A folia é de todos em São Paulo

Com o Carnaval batendo em nossas portas, a Prefeitura de São Paulo, com a ajuda da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED), irá realizar a quinta edição do projeto “Samba com as Mãos”, que disponibilizará vídeos com tradução em Libras para todos os sambas-enredo que serão apresentados.

Além disso, os cegos poderão contar com a audiodescrição de desfiles diretamente do sambódromo, pelas redes sociais da SMPED.

O principal objetivo é incluir tanto pessoas com deficiência auditiva como com deficiência visual em uma festa que exige tanto do som e das cores. 

Os cadeirantes também terão um lugar garantido no sambódromo para que assistam a todo o espetáculo com conforto.

Para quem quiser curtir o sambódromo a boa notícia é que pessoas com deficiência e seus acompanhantes pagam meia entrada. 

Esse ano os setores disponíveis são: A, B, C, D, E, F e G e o setor C disponível apenas Arquibancada. Além disso, há também a disponibilização de um sistema de transporte especial. O transporte será realizado nos dias dos desfiles por meio de vans acessíveis do Serviço ATENDE, da Prefeitura de São Paulo,  das 18h às 8h, a partir do Metrô Portuguesa Tietê até o Sambódromo e v.v.; do Pavilhão do Anhembi (estacionamento) até o Sambódromo (linha interna) e v.v. e do Posto da CET – Companhia de Engenharia de Tráfego, na Av. Olavo Fontoura.

Outro exemplo de união entre carnaval e acessibilidade é o movimento Eu Empurro Essa Causa que atua em todo o Brasil e esse ano em São Paulo, na cidade de Bertioga, por exemplo, terá uma ala no bloco do Vaquinha. Fica aí a dica! 

– Dica extra:

E ah, outra dica: não é de São Paulo, mas quer curtir o carnaval na cidade? Confira aqui como conseguir desconto na passagem aérea para o acompanhante. Além disso, na hora de comprar as passagens garanta a compra com desconto acessando aqui.

Salvador: acessibilidade em um dos maiores carnavais do Brasil

No início de 2020, 850 vagas foram disponibilizadas para o Camarote Acessível, seja para deficientes físicos ou idosos a partir dos 60 anos em 3 pontos dos circuitos Dodô (Barra/Ondina) e Osmar (Centro).

Cada inscrito que for confirmado terá o direito de escolher até dois dias de folia, permitindo que outras pessoas tenham a possibilidade de participar da festa.

Além disso, será possível levar um acompanhante de idade igual ou superior a 18 anos.

Caso queira ter acesso ao Camarote Acessível que foi escolhido, basta apresentar no local o documento de identificação com a sua foto.

Os inscritos só poderão ter o acesso garantido até uma hora após a abertura do camarote, depois disso, portas fechadas! Então, tenham cuidado com o horário.

Após o fechamento do horário de entrada, as vagas estarão direcionadas para o público por meio de uma demanda espontânea nos dias da folia.

O acesso será liberado até uma hora antes da finalização do número de vagas.

Essa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), visando promover a inclusão social, participação, igualdade e condições das pessoas com deficiência física e idosos em uma das maiores festas do Brasil.

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!