Top
  >  Turismo Acessível   >  Locais com acessibilidade para viajar no Brasil e no Mundo
locais com acessibilidade

Viajar é algo que todo mundo ama fazer. Afinal, quem não gosta de conhecer lugares novos, fazer novas amizades e vivenciar boas experiências, não é mesmo? Mas, considerando que as pessoas normalmente têm necessidades diferentes e algumas delas dependem da acessibilidade, encontrar locais com acessibilidade para turistar nem sempre é fácil.

Inclusive, por muito tempo este foi um dos maiores desafios para quem possuía alguma deficiência.

Felizmente muita coisa mudou e hoje em dia o turismo acessível vem se tornando uma prioridade. Cada vez mais cidades e países estão buscando se adequar para oferecer a todos uma experiência turística digna.

Sabendo disso, nesse artigo separei alguns locais com acessibilidade no Brasil e também no Exterior para você conhecer. Confira!

Locais com acessibilidade para viajar no Brasil

Que o Brasil é um país riquíssimo quando se trata de belezas naturais e atrações turísticas, isso não podemos negar, certo?

Afinal, são vários os destinos nacionais que oferecem muita coisa boa para fazer, conhecer e se divertir. Mas, o que pouca gente sabe é que em nosso país também existem bons locais com acessibilidade para conhecer. Abaixo, citei alguns dos principais, confira!

1.  Locais com acessibilidade – Parque Nacional Serra do Cipó (MG)

Para quem gosta de cachoeiras, rios e montanhas, a Serra do Cipó sem dúvida é o destino perfeito.

Nesse lugar a diversidade de fauna e flora é fantástica. Sem falar nas opções de banhos em piscinas e cachoeiras de águas cristalinas que existem por lá. A presença de quedas d’água durante alguns caminhos, traz ainda mais beleza para o passeio.

Mas, o que realmente torna esse parque especial, é o fato dele ser um dos locais com acessibilidade. Ou seja, o turismo acessivo aqui também tem seu valor e são vários os detalhes que evidenciam isso.

Os terrenos planos que servem de caminho para as lagoas são um bom exemplo. O mesmo também vale para as rampas de acesso no mirante, que permite a qualquer visitante ter uma vista belíssima do lugar.

Além disso, o parque também oferece cadeiras adaptadas para os turistas mais aventureiros, que desejam participar de trilhas.

Mas, é sempre bom fazer a reserva com antecedência na administração do parque. Principalmente porque esse é um destino procurado por turistas do mundo inteiro. Então vale a pena conhecer!

2. Foz Do Iguaçu – (PR)

Locais com acessibilidade foz do iguaçuNessa lista de locais com acessibilidade incríveis para conhecer, não poderia faltar Foz do Iguaçu. Sua beleza natural é cativante. Mas, este não é o único atrativo que faz desse destino um dos mais visitados do país.

As cataratas do Iguaçu também são conhecidas por valorizar o turismo de inclusão. Tanto que por lá você vai encontrar desde vagas demarcadas, até rampas nos estacionamentos.

O piso é tátil nas vias principais e todos os transportes públicos possuem elevadores. Ainda é possível contar com pontos turísticos adaptados em sua maioria, ou em processo de adaptação.

O próprio passeio nas cataratas do Iguaçu, já se destaca pela questão da acessibilidade. Além desse local, vale a pena conhecer o Macuco Safari e a Trilha do Poço Preto.

Mas nesses casos é importante avisar quanto a necessidade de transporte adaptado na hora de comprar seu ingresso.

3. Rio de Janeiro

Popularmente conhecida como “Cidade Maravilhosa”, o Rio de Janeiro é o carro chefe quando pensamos em turismo acessível no Brasil.

E depois das Olimpíadas de 2016, a cidade evoluiu bastante nesse quesito. O número de rampas de acesso para quem possui mobilidade reduzida aumentou.

Além disso, há também a presença de calçadas com pavimentação de concreto especial. Tudo para melhorar a experiência de quem visita a cidade. E não é só isso!

A cidade em geral possui vários pontos turísticos com elementos que facilitam a acessibilidade. O Cristo Redentor, por exemplo, é um dos cartões postais da cidade. E por lá, você encontra rampas de acesso e banheiros adaptados para quem visita o local.

O mesmo também acontece em outros pontos de destaque da cidade como o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico.

Vale destacar ainda os projetos de acessibilidade que abrange algumas praias, como a do Leblon, Barra e Copacabana.

O mais conhecido é o projeto Praia para Todos, que acontece nos meses mais quentes do ano. E tem a participação de stand-up paddle, esteira de acesso e cadeiras anfíbias. Assim, mesmo com mobilidade reduzida o turista pode aproveitar as praias cariocas e todas as maravilhas que elas podem oferecer.

4. Locais com acessibilidade – Maceió (AL)

Locais com acessibilidade Se você curte praia, então Maceió também é um destino que vale a pena incluir em seu roteiro. Afinal, quem frequenta suas praias, normalmente encontra opções de lazer também para pessoas com deficiência.

Prova disso, são os diversos esportes aquáticos adaptados que existem na região. Além disso, através das cadeiras anfíbias, os cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida podem sentir o que é passar um dia gostoso na praia.

Sem falar nas jangadas com suas estruturas largas que permitem passeios espetaculares para todos. Inclusive para pessoas em cadeira de rodas.

Então, se praia é o que você curte nas horas vagas, Maceió sem dúvida é um dos locais com acessibilidade que deve conhecer!

5.  Salvador (BA)

 

No Brasil, quando pensamos em viagem de férias, Salvador certamente é uma opção que sempre vem à mente.

E não é par menos, afinal, a cidade reúne atrações turísticas que encantam qualquer visitante. Do Pelourinho, ao Museu de Arte Sacra e Elevador Lacerda, as opções são as mais diversas possíveis.

O melhor de tudo é que esta cidade também está preparada para receber turistas com deficiência. O centro histórico da cidade possui guias rebaixadas, bem como elevadores e rampas de acesso para receber os visitantes.

Sendo assim, se você busca um destino para praticar o turismo acessível, Salvador é o local ideal (aqui te conto em detalhes como foi minha experiência nesta cidade incrível!).

Locais com acessibilidade para viajar no Exterior

Você sabia que turismo de inclusão não só existe no Brasil?

Essa é uma prática incentivada em todo o mundo. E para você que deseja conhecer locais com acessibilidade no exterior, abaixo listei algumas opções para você explorar, confira!

1 –Toronto – Canadá

O primeiro da lista não poderia ser outro senão o Canadá. O país é referência em se tratando de acessibilidade. A maioria das cidades de lá possuem elevadores, rampas de acesso, portas automáticas. Ou seja, esse é um destino onde vai se deparar com infraestrutura ideal para garantir uma viagem tranquila e digna a todos.

Mesmo tendo muitas cidades com acessibilidade, Toronto é um dos lugares mais legais para você conhecer.

A cidade é repleta de atrações turísticas, como a Galeria de Arte Ontário, que conta com mais de 90 mil obras de arte. Ou o Ripley’s Aquarium, o maior aquário do Canadá que abriga mais de 15 mil animais. Enfim, opções acessíveis para conhecer e se divertir nesse espaço é o que não faltam. Vale a pena conferir!

2. Montreal – Canadá

Outra cidade do Canadá que vale a pena visitar é Montreal. A cidade possui vários jardins botânicos, parques abertos, museus e catedrais belíssimas. Todos com uma infraestrutura pensada para receber pessoas de todas as partes do mundo.

Sendo assim, quanto for a Montreal, não esqueça de dar um pulo no Parc Jean Drapeau. O local oferece belas trilhas acessíveis no parque, além de uma vista espetacular do centro da cidade.

Outros pontos que também indico são a torre de Montreal e a Basílica de Notre Dame. São dois monumentos belíssimos e que encantam a vista até dos turistas mais exigentes.

Não esqueça de ir no Parc Jean-Drapeau, quando for para Montreal. Além disso, faça as trilhas no parque, elas possuem acessibilidade.

3. Locais com acessibilidade – Dublin na Irlanda

Irlanda é um país muito avançado e sua capital, Dublin, vai te conquistar de cara. É um dos destinos internacionais mais acessíveis do mundo. Por lá todas as ruas são bem amplas e contam com rampas de acessibilidade.

Além disso, possuem semáforos com tempo mais longo, permitindo a travessia segura de cadeirantes. Na cidade de Dublin, o local mais visitado é a Galeria Nacional da Irlanda, onde a acessibilidade não deixa em nada a desejar!

E sabe o que é mais interessante?! A galeria permite acesso de cães-guias e cadeira de rodas, sem nenhum custo adicional. Além disso, pessoas com deficiência visual e auditiva também conseguem fazer tours incrível neste local.

4. Barcelona – Espanha

Barcelona é uma cidade adaptada para acessibilidade desde 1992, quando foi sede dos jogos paraolímpicos.

Então, a maioria das atrações locais possuem infraestrutura compatível com o turismo de inclusão.

A começar pela chegada no aeroporto, que possui o Programa Sem Barreiras, onde é oferecido um atendimento de qualidade e especial para quem possui mobilidade reduzida.

No Museu de Arte Contemporânea, as obras de artes são táteis e tem descrição em áudio. Há presença de banheiros adaptados, rampas de acesso e recursos de aprimoramento auditivo. Ou seja, um verdadeiro parque de diversão cultural e totalmente acessível a todos.

Portanto, agora que você já conhece essa lista de locais com acessibilidade tanto brasileiros como em países fora, não deixe de explorar essas cidades e vivenciar experiências incríveis. Viajar é , entre tantas coisas, investir em seu bem-estar, aproveite muito sempre!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!