Conheça agora alguns dos melhores destinos para quem busca pelo turismo em praias acessíveis no Brasil!
Mar, brisa fresca, água de coco… A praia sem dúvida é um espaço que reúne um dos cenários perfeitos para os momentos de lazer, não é mesmo?
E o Brasil é repleto delas. Nosso país possui mais de 2 mil praias disponíveis para conhecer e explorar.
Contudo, para alguns turistas nem sempre esse ambiente oferece um passeio atrativo. É o caso das pessoas com deficiência.
O turismo em praias acessíveis ainda não é uma realidade comum em nosso país. Não são todos os lugares que estão realmente preparados para receber turistas com alguma deficiência.
Apesar disso, considerando um contexto geral, posso dizer que estamos progredindo bem no quesito Acessibilidade. Afinal, algumas iniciativas já estão sendo implementadas para impulsionar o Brasil em direção a um turismo mais inclusivo em suas praias. Projetos como o Praia para Todos no Rio de Janeiro e Projeto Praia Acessível em Fortaleza são bons exemplos disso.
Além disso, algumas prefeituras já se conscientizaram quanto a importância da acessibilidade no turismo. E, por conta disso, vem trabalhando para permitir o acesso às suas orlas sem qualquer restrição.
No post de hoje, separei uma lista com 17 opções de turismo em praias acessíveis. Assim, você poderá conhecer um pouco sobre cada uma delas e ver quais destinos pretende incluir no roteiro da sua próxima viagem. Confira!
NESTE POST...
1. Turismo em praias acessíveis – Copacabana (RJ)
Copacabana é sem dúvida a praia mais famosa do Brasil. Ela já foi capa de revistas e cenário de diversas novelas. Mas, algo que poucos conhecem a seu respeito, é que ela também é um destino que favorece a acessibilidade.
Lembra do Projeto Praia Para Todos que citei acima? Então, é nessa praia onde ele se desenvolve, promovendo atividades que atendam o público com deficiência.
Graças ao projeto e sua equipe especializada, pessoas com deficiência podem realizar inúmeras atividades em Copacabana. Desde handbike, até stand up paddle adaptato, frescobol ou então aproveitar um banho de mar.
2. Praia da Barra (RJ)
Outra praia no Rio de Janeiro que também se preocupa com acessibilidade é a Praia da Barra. Assim como em Copacabana, nessa praia acontecem diversas atividades adaptadas para garantir às pessoas com deficiência, uma boa experiência turística.
Além de um visual exuberante, por lá você também encontra algumas atividades adaptadas para pessoas com deficiência executarem.
É o caso do adaptsurf, que fornece pranchas de surf adaptadas, assim como cadeiras anfíbias, esteiras e equipe para auxiliar a prática de surf e o acesso à praia. O projeto funciona no Posto 2 das 9h as 14h.
Além deste, há também o stand-up paddle, vôlei sentado e handbike que pessoas com deficiência também podem praticar.
3. Ponta Negra (RN)
Em se tratando de turismo em praias acessíveis o Nordeste possui algumas opções interessantes a se considerar.
A Praia de Ponta Negra, uma das mais badaladas da capital do Rio Grande do Norte, é uma delas. Por lá se desenvolve o OrtoRio na Praia, um projeto que promove atividades para pessoas com deficiência física, ou então com mobilidade reduzida.
Além disso, toda a região da orla passou por reformas em 2013, favorecendo a acessibilidade à pessoas com deficiência. Fora isso, a maior parte da rede hoteleira, bem como de restaurantes também é estruturada para receber a todos os turistas. Independentemente da sua limitação.
4. Turismo em praias acessíveis – Fernando de Noronha (PE)
Quando se fala em acessibilidade, poucos pensam em Fernando de Noronha. Afinal, na ilha mais famosa do Brasil a presença de morros e escadarias no acesso as praias é constante.
Mas, apesar disso, muito tem sido feito para garantir que as belezas naturais de Fernando de Noronha sejam apreciadas por todos.
Prova disso, é o desenvolvimento do projeto EcoNoronha. Trata-se de uma iniciativa voltada em facilitar o acesso as praias na região por pessoas com alguma deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso, o projeto fornece rampas de acesso, bem como jangadas adaptadas, cadeiras anfibias e outros trabalhos de acessibilidade.
5. Porto de Galinhas (PE)
Pernambuco é conhecido não apenas pelo frevo, mas por suas belas praias. E como estamos falando de turismo em praias acessíveis, não podemos deixar de fora Porto de Galinhas, um exemplo de acessibilidade na região.
Nela existe o projeto Praia Sem Barreiras, que surgiu em 2013. Desde então, o projeto vem o acesso de turistas e habitantes aos banhos de mar, assim como também as piscinas naturais que são o cartão postal do lugar.
Para isso, o projeto fornece cadeiras anfíbias, assim como também uma esteira de acesso ao mar com 10 metros de comprimento. Além disso, por lá você também encontra a disposição profissionais capacitados para auxiliar esse público no que for preciso.
Portanto, se a ideia é viajar e conhecer as belas praias acessíveis do Nordeste, Porto de Galinhas é uma opção que não pode ficar de fora do seu roteiro de viagens. Fica a dica!!!
Explore o mundo com confiança, utilizando o Guia Prático Rota Acessível 360° para encontrar destinos turísticos adaptados às suas necessidades de acessibilidade.
Você merece uma experiência de viagem sem limitações!
Por esse motivo, nosso objetivo é resolver o desafio conhecido como “Rota Invisível” e apresentar a você a solução definitiva: a Rota Acessível 360°.
Este guia serve como um passo a passo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida obterem informações sobre a acessibilidade de locais de forma mais fácil e segura, fornecendo orientações sobre como encontrar informações sobre a acessibilidade do local desejado, incluindo destino, hospedagem, pontos turísticos e muito mais.
Que tal desvendar os segredos da Rota Acessível 360° e descobrir como ela pode abrir um mundo de possibilidades para você?
Garanta já a sua próxima viagem com acessibilidade agora!
6. Ilhabela (SP)
São Paulo também é uma região que oferece turismo em praias acessíveis e Ilhabela é a prova viva disso. O município conta com várias praias com auxilio para quem possui algum tipo de deficiência.
Graças à parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, equipes especializadas foram contratadas para melhorar a acessibilidade na região litorânea.
Além disso, também foram disponibilizadas cadeiras anfíbias para facilitar o translado de banhistas com mobilidade reduzida. Quando for a Ilhabela, visite as praias: da Pedra Miúda, Praia da Armação, Praia dos Castelhanos, Praia Grande e Garapocaia.
7. Turismo em praias acessíveis – Balneário Camboriú (SC)
O Balneário Camboriú é um dos mais famosos do litoral catarinense e também uma opção de turismo acessível no Brasil.
A praia conta com várias iniciativas voltadas para acessibilidade. Algumas delas foram implementadas no Parque Unipraias, com a instalação de vias acessíveis e bondinhos adaptados. Assim, qualquer pessoa pode ter uma vista belíssima desse balneário do alto.
E não é só isso. Balneário Camboriú também conta com voluntários que auxiliam na locomoção de deficientes físicos, usando para isso cadeiras anfíbias com rodas mais largas que favorecem o deslocamento na praia, bem como nos banhos de mar.
8. Boa Viagem (PE)
A Praia de Boa Viagem também figura na lista de turismo em praias acessíveis e não é para menos. Iniciativas como o Projeto Praia Sem Barreiras proporcionam uma estrutura perfeita para receber deficientes na praia.
Tem esteira em direção ao mar, assim como várias cadeiras anfíbias, profissionais fisioterapeutas, enfermeiros. E até quadra para prática de vôlei sentado. Não é demais?!
Além disso, a Prefeitura da região disponibilizou uma rota acessível para pessoas com deficiência chegarem até a orla de Boa Vista. Ela começa na para de ônibus na Av. Conselheiro Aguiar. E vai seguindo pela Rua Bruno Veloso até a orla.
9. Turismo em praias acessíveis – Praia de Iracema (CE)
No Ceará, a Praia de Iracema é uma das que mais se destaca em termos de acessibilidade. Ela conta com esteira de acesso para o mar, assim como também para visitação no famoso espigão.
Uma dica fica para quem gosta de ver o sol se pôr e quer curtir da praia, é um dos mais belos pôr do sol de Fortaleza.
10. Praia Central – Santa Catarina
Na Praia Central em Santa Catarina, um dos balneários mais famosos do estado há acessibilidade para cadeirantes, além disso, junto ao Parque Unipraias há bondinhos adaptados para todo mundo curtir de maneira igual.
Além disso circular pelos calçadões também é possível através de infraestrutura adaptada e também usufruir de cadeiras anfíbias pelo Projeto Rodas na Areia e acessar a praia por uma esteira adaptada, isso tudo com ajuda de profissionais capacitados atentos.
11. Balneário Rincão (SC)
Outra região do litoral sul do Brasil que também oferece turismo com praias acessíveis é o Balneário Rincão.
Localizado em Santa Catarina, esse balneário conta com um projeto chamado Praia Acessível que permite o acesso de todos a um dos mares mais cobiçados do país.
Em suas praias está presente um grupo de bombeiros comunitários que auxilia no banho de mar de pessoas com deficiência. Além disso, também há cadeiras anfíbias disponíveis que facilitam o acesso as praias.
O projeto está ativo no Posto 1 da Zona Norte de Balneário Rincão e funciona diariamente, das 9h às 11 e das 15h as 18h.
12. Guaratuba (PR)
O Paraná também disponibiliza opções de turismo em praias acessíveis. É o caso da praia de Guaratuba que conta com iniciativas para que as belezas naturais e as águas cristalinas sejam fonte de acesso para todos.
Na praia é possível fazer uso das cadeiras anfíbias de maneira gratuita todos os dias da semana e a retirada acontece na orla a partir das 10h.
13. Praia do Camburi (ES)
A Praia do Camburi é outra opção onde as iniciativas voltadas para acessibilidade permite que todos possam garantir bons momentos a beira mar. No Quiosque 2, por exemplo, profissionais capacitados estão a disposição para ajudar banhistas cadeirantes com locomoção e no banho de mar.
Além disso, na praia também existem cadeiras anfíbias e rampas de acesso que facilitam a entrada na praia.
Como pode ver, lugares que oferecem turismo em praias acessíveis não faltam para conhecer.
Caso você atue no setor do turismo, disponibiliza acessibilidade no seu destino, hospedagem, serviço ou produto e queira que essa informação chegue ao turista com deficiência ou mobilidade reduzida, saiba como isso pode ser viabilizado aqui!
Então, agora que você já conhece muitos deles e a oferta desses projetos incríveis, aproveite a oportunidade de curtir uma praia com tudo que você tem direito, sem restrições!
Voando com Acessibilidade
Se você está em busca de informações detalhadas e orientações práticas para tornar suas viagens aéreas acessíveis e seguras, o que é o fremec e medif, como solicitar (qual o passo a passo) temos a solução ideal para você: o e-book “Voando com Acessibilidade”.
Desenvolvido especialmente para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida, este guia abrangente oferece um conteúdo completo e valioso para contribuir para que suas viagens sejam inclusivas e o mais livres de obstáculos possível.
*passagem aérea do acompanhante da pcd, caso comprovada a necessidade desse acompanhamento, mediante formulário da cia aérea preenchido por médico.
O que você encontra neste e-book:
🛫 Passo a passo para solicitar assistência no transporte aéreo:
Saiba como obter o suporte necessário em todas as etapas da sua viagem, desde o check-in até a saída do aeroporto.
Você terá como bônus:
- lista com links para acessar os formulários e baixá-los, para preenchimento das solicitações do FREMEC e MEDIF,
- endereços de e-mails para envio desses formulários. (Importante: os formulários são gratuitos. O que disponibilizo para você é o link para acessar os formulários , tudo de maneria organizada em uma lista, pois cada empresa aérea tem seus próprios modelos e os disponibiliza em seus próprios sites). Fiz essa lista com os links para facilitar e agilizar ao máximo o processo para você!
- modelos de e-mails para fazer as solicitações.
Tenha em mãos todas as informações e orientações necessárias, facilitando todo o processo de solicitação.
Desconto para acompanhante na passagem aérea:
Saiba como solicitar o desconto mínimo de 80% na passagem do seu acompanhante, caso seja comprovada a sua necessidade desse acompanhante.
Informações atualizadas sobre direitos no transporte aéreo:
Tenha acesso a informações necessárias para exercer seus direitos como passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida.
Dicas para uma viagem segura e confortável:
Encontre orientações práticas para garantir sua segurança e conforto durante toda a jornada, desde o embarque até o desembarque, como, por exemplo, como evitar que sua cadeira de rodas (ou outro equipamento de tecnologia assistiva que você utiliza) seja danificada (o) durante o processo de embarque e desembarque (eu já passei por isso).
Obs. É importante ressaltar que o desconto na passagem aérea do acompanhante é destinado a pessoas com deficiência que comprovadamente necessitam desse acompanhamento para realizar suas viagens.
Aproveite essa oportunidade e adquira agora mesmo o e-book “Voando com Acessibilidade”.
Não perca a chance de explorar o mundo sem limitações e vivenciar experiências incríveis, com o conforto e a segurança que você merece.
- CHECK LIST VIAGENS ACESSÍVEIS
- Lista Formulários e E-mails (contatos das cias aéreas)
Perguntas | DIFICULDADES frequentes de viajantes com deficiência:
Provavelmente você tenha essas mesmas dúvidas ou dificuldades parecidas!
Pensando em ajudar o máximo de pessoas, afinal cada caso é um caso, e para planejar uma viagem com acessibilidade, precisamos analisar vários fatores: transporte, hospedagem, passeios, criei algumas soluções especializadas para garantir que todas as suas dúvidas e necessidades sejam atendidas.
Conheça as outras soluções que você encontra aqui para realizar sua viagem com acessibilidade:
Explore o mundo com confiança, utilizando o Guia Prático Rota Acessível 360° para encontrar destinos turísticos adaptados às suas necessidades de acessibilidade.
Você merece uma experiência de viagem sem limitações!
Por esse motivo, nosso objetivo é resolver o desafio conhecido como “Rota Invisível” e apresentar a você a solução definitiva: a Rota Acessível 360°.
Este guia serve como um passo a passo para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida obterem informações sobre a acessibilidade de locais de forma mais fácil e segura, fornecendo orientações sobre como encontrar informações sobre a acessibilidade do local desejado, incluindo destino, hospedagem, pontos turísticos e muito mais.
Que tal desvendar os segredos da Rota Acessível 360° e descobrir como ela pode abrir um mundo de possibilidades para você?
- Mapa Mental – Planejamento de Viagens – Destinos com Acessibilidade – BRASIL e Exterior
- CHECK LIST VIAGENS ACESSÍVEIS
Transforme suas limitações em uma fonte poderosa de autoestima, independência e possibilidades.
A Imersão “Sua deficiência, seu poder!” é para você que:
– Deseja um passo a passo para iniciar seu processo de transformação | ressignificação das suas limitações;
– Deseja ter mais interações sociais, aumentando sua autoconfiança;
– Quer se fortalecer para enfrentar os desafios da sociedade e do mundo do trabalho.
Este é um conteúdo [Mais de 3 horas] gravado.
- PDF s com atividades práticas;
- CHECK LIST VIAGENS ACESSÍVEIS.
Tenha acesso à uma planilha criada exclusivamente para facilitar o planejamento da sua viagem com acessibilidade.
Com ela você consegue ter a visão financeira de todos os itens fundamentais em uma viagem da pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.
Não importa se sua próxima viagem será de avião ou carro. Nessa planilha você também encontra a possibilidade de incluir os custos da sua road trip, desde o combustível até o pedágio.
Uma ferramenta poderosa e indispensável para todo viajante disponível a um clique!
- Mapa Mental – Planejamento Viagens Brasil e Exterior