Top
  >  Turismo Acessível   >  Planejamento   >  Acessibilidade para deficientes visuais – 6 destinos para incluir em seu roteiro de viagens!

O prazer de viajar é algo que não tem limites. E assim também deveria ser com o acesso a determinados destinos, não é mesmo?! Mas, nem sempre é assim que acontece, sobretudo quando envolve acessibilidade para deficientes visuais.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 36 milhões de pessoas em todo mundo são cegas. Além disso, cerca de 217 milhões de pessoa tem baixa visão.

Para esse público, frequentar determinados locais para desfrutar seus momentos de lazer e diversão, nem sempre é fácil. O motivo?

Muitos destinos ainda não oferecem algo que é direito deles e de todos: a acessibilidade. Inclusive, quando se fala em turismo acessível ou de inclusão, muitas dúvidas acabam surgindo.

E muitas vezes a falta de conhecimento ou informação sobre o assunto acaba limitando ao deficiente visual suas opções de lazer.

Apesar disso, essa é uma realidade que vem mudando aos poucos. Isso porque, hoje em dia, já existem lugares preparados e com acessibilidade para deficientes físicos.

Assim como também já existem algumas atividades adaptadas para esse tipo de público. Inclusive, sobre esse assunto preparei um artigo com as melhores trilhas sensoriais para deficientes visuais aproveitarem no Brasil. Então aproveite para ler e conferir quais são elas!

Nesse artigo, também listei alguns destinos interessantes com acessibilidade para deficientes visuais que você deve conhecer. Tanto dentro quanto fora do Brasil.

Mas, antes disso, confira também mais detalhes sobre o que é e a importância da acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Boa Leitura!

Acessibilidade o que significa?

acessibilidade para deficientes visuais

De acordo com o Ministério da Saúde, o termo acessibilidade corresponde a inclusão de pessoas com deficiência em atividades. O que normalmente se faz através de informação, bem como adaptação de produtos e serviços.

Na prática, a acessibilidade tem a missão de oferecer a todos, sem exceção, o mesmo direito de ir e vir a qualquer lugar. O objetivo com a acessibilidade é assegurar e promover as condições de igualdade e o exercício da liberdade a pessoas com deficiência.

Inclusive, o direito a acessibilidade é uma garantir amparada na Lei n°10.098 de dezembro de 2020, mais conhecida como Lei da Acessibilidade.

Ou seja, mais do que um direito legal, a acessibilidade é um ato de igualdade que deve existir em qualquer meio social.

Qual a importância da acessibilidade para deficientes visuais?

Nos últimos anos, muito tem se falado sobre acessibilidade e inclusão em diferentes segmentos. No turismo, não é diferente.

Mas e para os deficiente visuais, qual a importância que a acessibilidade no turismo possui? Afinal, por que é tão importante adequar e estruturar locais para atender com igualdade esse púbico? Você já parou para pensar nisso?

O fato é que o turismo precisa (e deve) estar ao alcance de todos. Mas, para isso acontece, mais do que nunca é preciso trabalhar a questão da acessibilidade e o turismo de inclusão.

Para as pessoas com deficiência visual, um destino com acessibilidade não envolve apenas pontos turísticos com ruas largas, regulares e piso tátil. Também é preciso oferecer uma rede de hospedagem, transporte e alimentação, assim como espaço de lazer e atendimento adaptados a este público.

Todos esses detalhes são necessários para garantir a autonomia e eliminar obstáculos que muitas vezes impedem as pessoas com deficiência de exercer plenamente seus direitos.

Quando paramos um pouco para pensar nessas questões é que nos damos conta de que vários lugares ainda não estão prontos para receber esse grupo de pessoas.

Mas, assim como tudo na vida, nem todo são espinhos. Atualmente existem alguns destinos com vias públicas adaptadas e atrações com acessibilidade voltadas para deficientes visuais.

E nesse artigo, listei alguns dos principais para você conhecer e incluir em seu próximo roteiro de viagens. Confira!

Lugares para viajar em 2022 com acessibilidade para deficientes visuais

Tanto no Brasil, quanto fora do país, existem alguns locais onde pessoas com deficiência visual podem viajar e aproveitar a experiência sem limitações. Abaixo, listei os 5 melhores lugares para viajar em 2022 com acessibilidade para deficientes visuais. Saiba agora quais são eles!

1. Nova Iorque (EUA)

acessibilidade para deficientes visuais

Que Nova Iorque é uma das cidades americanas mais conhecidas por turistas em todo mundo, isso não é novidade.

Mas, o que provavelmente poucos sabem a respeito desse destino, é que ele está preparado para oferecer uma experiência turística incrível a todos, inclusive a pessoas com deficiência visual.

E as razões para isso são várias. Do Piso com faixas sinalizadas e revestimento tátil. Ao transporte todo adaptado e com atendimento que auxilia a todos sem excessão, a inclusão aqui acontece 100% na prática.

Sem falar nas atrações turísticas que são devidamente planejadas para atender a todos os turistas, sem excessão. É o caso, por exemplo, dos Museus da cidade que oferecem narrações em áudio sobre as obras para os deficientes visuais.

Por isso, quanto for a Nova Iorque, não deixe de visitar o Museum of Modern Art (MoMa) e o Metropolitan Museum of Art (The Met).

2. Destinos com acessibilidade para deficientes visuais – Barcelona (Espanha)

Ao viajar para terras catalãs, as pessoas normalmente se sentem muito acolhidas pelos habitantes e pela cidade. No caso dos deficientes visuais não é diferente.

A começar com a chegada no aeroporto de Barcelona, onde há a oferta do Sem Barreiras. Para quem não conhece, trata-se de um serviço que oferece atendimento diferenciado para portadores de deficiência.

Além disso, a maioria das atrações em Barcelona também são adaptadas para receber com dignidade esse público.

É o caso por exemplo, do famoso Museu de Arte Contemporânea, que oferece obras táteis e com descrição em áudio. Assim, quem é deficiente visual podem apreciar as obras e enriquecer sua bagagem cultural com total autonomia.

Fora as atrações culturais adaptadas, os serviços de hospedagem locais também abraçam o turismo de inclusão.

Isso porque, boa parte da rede de hotéis investe continuamente em treinamentos e capacitações. Tudo para que sua equipe consiga auxiliar turistas cegos ou com alguma limitação de forma igualitária e com qualidade.

E o mesmo também vale para outros aspectos que também envolve a experiência de turistas com deficiência visual. Desde a infraestrutura da cidade com adaptações para uma boa circulação.

Até a questão do transporte, assim como restaurantes e demais estabelecimentos que são adaptados para receber turistas com alguma deficiência.

3. Berlim (Alemanha)

acessibilidade para deficientes visuais

Berlim é outro destino indicado quando se pensa em acessibilidade para deficientes visuais.

Apesar do idioma alemão ser difícil de compreender a princípio, este não deve ser um motivo para não incluir a capital alemã em seu roteiro. Ainda mais porque existem uma série de outras razões que favorecem sua inclusão como opção de viagem.

A começar pelo fato de que Berlim oferece uma rede de apoio profissional surpreendente para auxiliar deficientes visuais em suas experiências turísticas pela cidade.

Em pontos turísticos como o Palácio do Reichstag, por exemplo, existem tours guiados com total suporte para pessoas com alguma deficiência, inclusive a visual.

Além disso, todos os detalhes da arquitetura local oferecem interações táteis entre outros recursos que tornam a vivencia turística de deficientes visuais ainda mais interessante.

Fora que, mesmo o idioma não sendo familiar para você, os alemães têm muita familiaridade com outras línguas. Então, este não será um empecilho para conhecer Berlim e garantir uma ótima viagem.

4. Las Vegas (EUA)

Definitivamente, os EUA é um pais considerado grande potencial mundial e não é para menos. Além das questões econômicas, a preocupação com o bem-estar e acessibilidade aqui é sem igual.

Tanto que são vários os destinos por lá onde deficientes visuais podem aproveitar sem qualquer restrição. É o caso de Las Vegas.

A cidade do pecado é totalmente estruturada para receber a todos. Existem jogos caça-niqueis com sistema auditivo que permite aos deficientes visuais jogar e se divertir à vontade.

E não pense que as adaptações se voltam apenas para a esfera dos jogos. Toda a rede de restaurantes, hotéis, aeroportos, transporte e lazer são preparados para receber deficientes visuais.

Portanto, se é aventura, jogos e muita animação sem limitação que procura, Las Vegas é seu destino ideal.

5. Florianópolis

Quem foi que disse que os destinos com acessibilidade para deficientes visuais estão apenas fora do Brasil?

Hoje em dia, muitos destinos nacionais também oferecem condições para turistas cegos ou com baixa visual aproveitarem sua viagem com autonomia, segurança e igualdade.

É o caso, por exemplo, de Florianópolis, uma das capitais brasileiras que adere ao turismo de inclusão. A cidade conta com iniciativas como o manual Calçada Certa.

Trata-se basicamente de algumas normas que estabelecem a construção de pisos táteis, rampas, corrimões para travessia e outras adaptações. Tudo para garantir a deficiente visuais e também cadeirantes uma ótima experiência turística na cidade.

6. Bonito (MT)

A cidade de Bonito é um exemplo de destino com acessibilidade para deficientes visuais. E motivos para isso não faltam.

A região possui atrações de fácil acesso a todos e com equipe devidamente treinada para receber deficientes visuais.

Fora isso, a acessibilidade urbana também é outro fator que chama atenção. Quem desejar passear e conhecer a cidade, não terá qualquer dificuldade em termos de circulação.

Isso porque, a cidade possui calçadas amplas, faixas sinalizadoras e pisos táteis que auxiliam a mobilidade para os de deficiente visuais.

Então, se sua intenção é visitar destinos no Brasil que sejam acessíveis para deficientes visuais, está aí mais uma excelente opção!

Portanto, agora que já conhece alguns dos melhores destinos com acessibilidade para deficientes visuais não perca tempo. Comece a planejar sua próxima viagem e inclua aguns desses destinos belíssimos em seu roteiro.

Também lembre-se de se certificar quanto a segurança e comodidade em sua viagem. Afinal, estar preparado para qualquer imprevisto é sempre muito importante certo?  Aqui você pode contratar o seu seguro viagem .

Para saber mais sobre a importância da acessibilidade e minhas experiências em viagens acesse: http://bit.ly/Evento_MulheresViajantes.

E para explorar ainda mais outras possibilidades através de outra ferramenta incrível de empoderamento, o autoconhecimento, clica aqui.

Até o próximo artigo e um abraço da Sú!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!