Top
  >  Turismo Acessível   >  Planejamento   >  Acessibilidade Urbana: 5 cidades para você viajar no Brasil
acessibilidade-urbana

Acessibilidade urbana é algo que vem cada vez mais sendo discutido no Brasil e no mundo.

Entretanto, ainda falta para as cidades serem realmente acessíveis e inclusivas para todos.

No Brasil, algumas cidades vem se destacando quando o assunto é acessibilidade e inclusão, e é importante a gente apontar as melhorias que estão sendo feitas.

Por isso aqui você confere uma lista com 5 cidades acessíveis no Brasil para você viajar!

O que são cidades acessíveis?

Cidades acessíveis são aquelas que ajudam a locomoção e o acesso de todos sem fazer disso uma dificuldade a mais para pessoas com qualquer tipo de deficiência.

Assim, cidades acessíveis são aquelas que contam com infraestrutura que garante acesso igualitário a direitos fundamentais, independente de condição física, mobilidade e capacidade.

No Brasil, por exemplo, a norma NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas é a que trata do tema acessibilidade em:

  • Edificações;
  • Espaços;
  • Equipamentos urbanos, etc.

Por exemplo, as cidades acessíveis devem contar com rampas de acesso, transporte público adaptado, piso tátil, sinalização em braille, avisos sonoros, espaços exclusivos e reservados, e muitos outros itens de infraestrutura essenciais.

Para conhecer cidades com acessibilidade urbana para você viajar no Brasil, não se esqueça:

Em todo planejamento de viagem, o item segurança é muito importante.

Assim, incluir um bom seguro viagem é fundamental. 

Vai viajar pelo Brasil? Contrate um seguro viagem!

Grande parte das empresas que oferecem plano de saúde possuem apenas cobertura estadual. Você sabia disso?

Pois é…E, mesmo os planos que possuem abrangência nacional, podem oferecer serviços mais concentrados em uma determinada região?

Contudo, a boa notícia é que o seguro viagem oferece cobertura por todo território nacional.

Assim, além de cuidados relativos à internação, emergência médica, consultas, traslado médico, fisioterapia e medicamentos, o seguro garante auxílio com outros tipos de imprevistos, tais como:

  • Extravio de bagagens em casos de roubo, furto e destruição total da bagagem (você provavelmente já ouviu sobre alguém com esse tipo de dor de cabeça!).
  • Acompanhamento de menores (caso necessite ficar internado no local que está, e um menor de idade precise voltar, ele não estará desacompanhado! Você imaginava isso?)
  • Orientação, em caso de perda ou roubo de documentos.
  • Honorários advocatícios e fiança.
  • O seguro viagem nacional pode ser contratado para viagens a partir de 100 km de distância da residência do contratante. Mesmo em casos de road trips, viagens mais “curtas”, garanta a sua segurança e comodidade (e dos seus acompanhantes!)

Em suma, agora podemos seguir para as recomendações de cidades para você viajar com a família no Brasil.

Cidades com melhor acessibilidade urbana no Brasil

O Brasil ainda tem muito a avançar quando o assunto é acessibilidade, mas aqui vão alguns exemplos de cidades brasileiras que têm a acessibilidade um pouco mais desenvolvida. Confira:

#1 São Paulo – SP

viajar com a família

A maior cidade do Brasil e uma das maiores do mundo é bem popular entre turistas brasileiros, e não é por menos viu?

São Paulo é uma cidade que oferece diversas opções para seus visitantes e lidera o ranking de cidades acessíveis do país.

Assim, você ir em restaurantes conceituados, museus de tudo um pouco, parques e áreas verdes, e muito mais fazem parte das atrações da capital paulista.

Além disso, a Avenida Paulista, por si só, é uma grande atração da cidade, principalmente aos domingos, quando a rua é fechada e tudo acontece por lá. 

Alguns lugares em São Paulo são imperdíveis, como o Memorial da América Latina, que desde 2011 tem estrutura totalmente acessível e adaptada, e também o Museu do Futebol, que oferece áudio-guias, totens em braille, maquetes táteis, imagens em relevo, piso tátil e acesso para cadeirantes.

Conheça também o Centro Cultural de São Paulo, que abriga um conjunto de bibliotecas, espaços expositivos, teatros e cinemas. Oferece intérprete de Libras em espetáculos, material em Braille e áudio, banheiro adaptado, entrada e rotas acessíveis. Há material pedagógico e profissionais especializados para pessoas com deficiência intelectual.

No metrô, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida contam com atendimento preferencial. As estações também têm piso tátil e elevadores.

Além disso, a cidade possui mais de 14 mil ônibus acessíveis que circulam na cidade.

São Paulo é uma das cidades mais ecléticas e com acessibilidade urbana no Brasil

Justamente por isso, em parceria com a mybest Brasil (site de recomendações de serviços e produtos com listas e curadorias realizadas por especialistas em diversas categorias) elaboramos o artigo: Turismo Acessível em São Paulo: 8 Opções de Passeios para Diferentes Gostos.

O artigo está bem completo e no site da mybest Brasil você encontra, além de outro artigo elaborado  em parceria conosco (Praia Acessível em São Paulo: 6 Locais para Pessoas com e sem Deficiência), várias outras indicações (listas de favoritos) e resenhas!

Assim, seu processo de escolha fica muito mais ágil e prático!

Por fim, você pode conferir mais informações sobre a acessibilidade de São Paulo aqui.

#2 Uberlândia– MG

Uberlândia, apesar de não ser uma cidade grande, possuindo cerca de 600 mil habitantes, é referência de acessibilidade no Brasil.

Assim, a cidade possui rampas de acesso nas principais ruas do centro e nos bairros, 100% da frota de ônibus com elevadores para quem tem limitação na locomoção. 

Há piso tátil para orientar deficientes visuais nas calçadas, nos terminais rodoviários, na maioria das lojas e prédios públicos.

Na cidade, cada projeto novo de rua, prédio ou loteamento só é aprovado se tiver plano de acessibilidade para facilitar a vida de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Na sua viagem à Uberlândia, não deixe de visitar o Mercado Municipal de Uberlândia, passar pelo Parque do Sabiá e admirar a arquitetura da Igreja do Espírito Santo do Cerrado.

#3 Curitiba – PR

Curitiba é considerada a capital modelo do Brasil por diversos motivos e a infraestrutura é um dos que mais se destacam. A cidade é organizada e cada vez mais vem melhorando a sua acessibilidade e expandindo ainda mais o turismo na cidade, que já é um dos maiores do Brasil.

Um dos pontos altos de Curitiba é a mobilidade urbana, pois a cidade apresenta uma das melhores infraestruturas de transporte público do país. A frota de ônibus é adaptada e preparada para receber pessoas com mobilidade reduzida.

Quando estiver na cidade não deixe de visitar o Parque Barigui, que é um dos parques mais visitados pela população Curitibana. Um piquenique é uma ótima pedida para curtir o parque.

Conheça também o lindíssimo Jardim Botânico e a Ópera de Arame, que são dois grandes símbolos de Curitiba e possuem acessibilidade.

#4 Foz do Iguaçu – PR

Foz do Iguaçu, por receber milhões de turistas todos anos vindo de diversos lugares do mundo para conhecer as Cataratas do Iguaçu, vem procurando melhorar cada vez mais a sua acessibilidade.

Por lá, é relativamente fácil encontrar vagas demarcadas, rampas nos estacionamentos, e piso tátil nas principais vias. Além disso, os ônibus do transporte público contam com elevadores e a maioria dos pontos turísticos são adaptados ou estão em processo.

As próprias Cataratas do Iguaçu se destacam no quesito acessibilidade, e é um passeio obrigatório quando estiver por lá. 

Conheça também a Trilha do Poço Preto, o Macuco Safari (precisa avisar no guichê, no momento da compra das entradas, que você precisa do transporte adaptado) e o Espaço Naipi.

#5 Rio de Janeiro – RJ

A famosa cidade maravilhosa vem mostrando avanços, quando o assunto é acessibilidade urbana.

O sistema de transporte público por exemplo tem acessibilidade visual e motora em todos os modais, além das estações do Metrô do Rio de Janeiro e do BRT que estão equipadas com elevadores e piso tátil para deficientes visuais.

Em relação aos pontos turísticos, alguns não podem deixar de fazer parte da sua viagem, então anote aí: Museu do Amanhã, Bondinho do Pão de Açúcar, Museu de Arte do Rio, Jardim Botânico e o Parque da Tijuca (a trilha do Caminho Dom Pedro Augusto é adaptado).

Além desses pontos citados, existe ainda a possibilidade de curtir o projeto de praia acessível!

Se você conhece alguma cidade que deveria entrar para essa lista, não deixe de comentar!

E se você quiser conhecer mais sobre minhas experiências de viagem, você pode conferir  aqui a minha palestra que fez parte do evento de mulheres viajantes

Um abraço e até a próxima!

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!