Top
  >  Lifestyle   >  Viagem como ferramenta de empoderamento
viagem-empoderamento-turismo-acessivel

Quer saber sobre como as viagens (e a acessibilidade) podem ser uma poderosa ferramenta de empoderamento pessoal?

Continua por aqui, vou te apresentar uma maneira diferente e inovadora de ver a acessibilidade e as viagens.

Bem, você chegou aqui provavelmente por buscar informações sobre:

  • turismo acessível;
  • acessibilidade;
  • inclusão;
  • como se tornar uma pessoa mais independente;
  • viagem como ferramenta de empoderamento;
  • empoderamento feminino;
  • Autoconhecimento;
  • Autoestima;
  • Autoaceitação.

Todos esses pontos tem algo em comum: eles proporcionam à qualquer pessoa liberdade. Uma vida com mais possibilidades.

Como? Vou te contar um pouco sobre isso a seguir, dando meu próprio exemplo, por que assim saímos de um ponto de “teorias” e vamos à prática!

Eu sou a Suelen Almeida, cadeirante há mais de 10 anos e que vem convivendo com os desafios de uma deficiência desde os 9 anos de idade.

Mas tudo começou com a Distrofia Muscular do tipo fascio-escápulo-umeral. Já ouviu falar? É uma doença degenerativa nos músculos e foi ela que trouxe a cadeira de rodas para a minha vida. Aqui você pode conferir mais detalhes sobre ela e como eu me tornei cadeirante. 

Mas o importante é que o que poderia ter sido o fim de uma vida cheia de movimento e novas experiências, foi apenas o começo! 

Sou uma paulistana que adora viajar (tanto que criei o projeto Viaje com Acessibilidade ), ir a parques, praias, bares, cinemas, eventos.

Sou formada em Administração, especialista em inclusão de pessoas com deficiência e criadora de conteúdo digital. 

E, apesar da acessibilidade ser um tema frequente nos meus conteúdos, meu objetivo vai além. Tenho também outros interesses, assim me tornei uma especialista também em outras ferramentas de empoderamento.

viagem como ferramenta de empoderamento

Como iniciei a mudança da minha realidade através da viagem como ferramenta de empoderamento

Quem nunca ouviu falar que “viagem é item de luxo”? Uma realidade distante para a maioria das pessoas e reservada à apenas pessoas com condições financeiras acima da média?

Pois é… eu ouvi isso inúmeras vezes! Não somente ouvi como vivi uma parte da minha vida acreditando nisso.

Eu venho de uma família sem muitas condições financeiras. Durante minha infância e adolescência fiz pouquíssimas viagens, mesmo dentro do Brasil. Quando me tornei adulta, morava em uma cidade pequena no sudoeste baiano, onde não tinha acesso à muitas oportunidades. Lembrando que nessa época eu já tinha mobilidade reduzida e tinha esse desafio também.

Porém, ainda morando nessa região, buscando uma vida melhor, consegui uma bolsa de estudos para cursar Geografia. Dois anos e meio depois, consegui outra bolsa de estudos para administração, porém o curso era em São Paulo.

Então me mudei para São Paulo em 2007, junto com minha mãe.

Aqui entra um ponto muito importante: sair da “zona de conforto” e saber que eu queria mais e que eu podia mais (o autoconhecimento foi ponto chave nisso!). Fomos morar em um lugar desafiador também, com barreiras físicas e ainda a falta de dinheiro.

Em 2008 comecei a trabalhar em uma empresa do ramo financeiro, e ali minha trajetória foi se transformando, uma vez que estava me tornando financeiramente independente e com muitas possibilidades se abrindo mediante os esforços.

Profissionalmente, tive contato com o tema acessibilidade a partir de 2014, com abordagem motivacional a partir de 2015.

Participei de reportagens sobre acessibilidade e inclusão em veículos de comunicação com grande abrangência, como:

Como palestrante participei de eventos em renomadas Instituições como:

– A viagem como ferramenta de empoderamento “de fato”

– Na Carreira:

Mas antes de chegar a esses lugares, a trajetória foi longa:

Pois eu sabia onde queria chegar e que pra isso eu precisava investir em conhecimento.

Assim: estudei, prestei e passei em concurso público, fui funcionária pública, me formei em magistério, dei aula para crianças, estudei em casa para prestar o ENEM, consegui 2 bolsas de estudos integrais, me mudei de cidade para estudar e realizar meus objetivos profissionais….enfim.

São quase 3 décadas de muito, muito movimento! Coloquei como meta conseguir independência financeira. E para isso eu fui ultrapassando limites.

Para isso, tive que muito cedo desenvolver estratégias para conquistar meus objetivos e se eu consegui realizar vários sonhos, dentre os quais estava viajar mais. E a viagem como ferramenta de empoderamento se apresentou para mim a partir de 2008, quando eu tirei minha CNH, minha habilitação.

Pois ali, eu comecei a realmente ter mais possibilidades de ir e vir com mais independência e quem me conhece sabe o quanto eu amo dirigir!

viagem como ferramenta de empoderamento

Porém, o processo para tirar minha CNH não foi fácil.

Um pouco sobre como foi tirar minha CNH “especial”:

Tive que ir fazer as aulas da auto escola na cidade vizinha (Santo André).

Pois na época não tinha auto escola com carro adaptado na cidade onde eu morava (Mauá, no grande ABC Paulista). As provas (teórica e prática) também foram realizadas em outra cidade (São Paulo). E o processo todo foi o dobro do valor do investimento para uma CNH “normal”, sem ser para pessoa com deficiência.

Mas eu não desisti! Me tornar uma pessoa com deficiência com habilitação fez parte do processo de me tornar uma turista e valeu muito a pena, pois com a CNH e o carro adaptado vieram muitas viagens e a possibilidade de criar, através das experiências, o viaje com acessibilidade! E a possibilidade de divulgar essa poderosa realidade: a viagem como ferramenta de empoderamento!

Viagem como ferramenta de empoderamento: Para onde a minha jornada me levou (e continua me levando)?

Pois como resultado de tudo que aprendi durante a minha jornada até aqui, qual é o meu foco? hoje meu foco é te ensinar a quebrar barreiras e construir pontes através do autoconhecimento e acessibilidade, seja você pessoa com deficiência ou não, afinal a acessibilidade é importante para todo mundo! 

Como eu faço isso? Bom, há algumas formas. Através de:

  • criação de conteúdos / experiência do cliente / influenciadora:

Com a divulgação de serviços e produtos de empresas através da criação de conteúdo e publicação nas mídias sociais (influenciadora digital).

Um dos exemplos é a parceria com a mybest Brasil, um site de recomendações de produtos e serviços onde é possível encontrar guias de compra completos preparados com a ajuda de especialistas, rankings e indicações dos produtos, serviços e conteúdos favoritos de influenciadores de diferentes áreas. Site super completo e o qual recomendo muitíssimo!

Assim, elaboramos através desta parceria o artigo : Praia Acessível em São Paulo: 6 Locais para Pessoas com e sem Deficiência , o qual traz informações bem completas para quem deseja ir a praias com acessibilidade em SP.

Com a minha trajetória pessoal e profissional como pano de fundo, (convivendo com os desafios do avanço de uma doença degenerativa) abordo temas comuns a todo ser humano, com o objetivo de motivar/provocar os ouvintes a se tornarem protagonistas de suas vidas. Abordo o tema inclusão de pessoas com deficiência e acessibilidade em linhas gerais ou mais específicas, a depender da necessidade.

  • Consultorias:

Aqui, através da minha experiência e conhecimento, proponho ações que seguem as etapas de um programa de inclusão estruturado para desenvolver a cultura inclusiva, de acordo com a realidade do local/empresa/empreendimento.

 Assim, busco ajudar as empresas a terem retorno financeiro e social através de um programa de inclusão adaptado para o seu negócio, contribuindo para o desenvolvimento saudável e positivo das organizações e melhorando a vida das pessoas com deficiência. 

Bem, nas mentorias individuais, meu objetivo é te ajudar a enxergar todo o potencial que você certamente tem e como você pode usá-lo para se tornar protagonista da sua história, de forma independente e criativa. Com base naquelas três palavrinhas mágicas: autoconhecimento, autoestima, autoaceitação, utilizando ferramentas de empoderamento como a astrologia.

viagem como ferramenta de empoderamento

Como você sabe, para viver em um mundo mais inclusivo precisamos da colaboração de todos, por isso, além de mentorias e consultorias, nos últimos anos encontrei no mundo digital mais uma forma de contribuir para um mundo mais diverso e inclusivo.

Como influenciadora e produtora de conteúdo nas redes sociais ajudo as pessoas a saberem mais sobre acessibilidade e inclusão para que elas também se tornem agentes de transformação. 

Compartilho também o meu processo contínuo de autoconhecimento (utilizando ferramentas como a astrologia), minha maneira positiva de encarar a vida e os problemas, como uma forma de incentivar quem me acompanha a buscar a realização dos seus objetivos.

Em suma, espero que esse pequeno fragmento da minha história te ajude a reconhecer as inúmeras possibilidades com a viagem como ferramenta de empoderamento.

Aqui neste site eu compartilho tudo o que você precisa saber para que utilize a mesma no seu processo de independência e conquista de objetivos.

Me conta aqui embaixo como você tem utilizado a viagem no seu projeto de conquista de objetivos, vou adorar saber! E se precisar de ajuda, pode contar comigo.

Estou no Instagram, no Facebook e no Youtube, e também no www.suelenalmeidaa.com.br

Um abraço e até a próxima!

#beijosdasuh

plugins premium WordPress

fique por dentro das novidades.

Preencha o formulário e seja o primeiro a receber as noticias!